Desafios da pastoral transformadora a partir da práxis benicaniana no contexto neoliberal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v39i133.108

Palabras clave:

Pastoral, Práxis, Neoliberalismo, Diálogo

Resumen

O ensaio intitulado “Desafios da pastoral transformadora a partir da práxis benicaniana no contexto neoliberal”, apresenta de início alguns aspectos que corroboram para compreender a realidade atual. O texto reflete sobre o conceito de neoliberalismo, apontando críticas ao novo modelo que afeta as relações sociais, imputando sobre os sujeitos, uma nova forma de agir, que se configura na lógica mercantil e concorrencial. Para trilhar um caminho de libertação, contra a razão neoliberal, que seja favorável e de mudanças, apostamos numa pastoral transformadora a partir da práxis benicaniana, que contribui sobremaneira para a construção da coletividade, consciência de uma formação humanizadora e de práticas solidárias, em vista da promoção do bem comum.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo (UPF)

    Pós-doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx). Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do conhecimento (PUC/RS). Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF). Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor titular III e pesquisador no curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de pesquisa Docência Universitária e Políticas Educacionais (em andamento desde de março de 2012) e Políticas Curriculares para o Ensino Médio (em andamento desde outubro de 2020).

  • Antônio Pereira dos Santos, Universidade de Passo Fundo (UPF)

    Graduado em Filosofia (Bacharelado) pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier – IFIBE. Graduado em Filosofia (Licenciatura Plena) pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Mestrando em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS), no qual participa dos projetos de pesquisa “Políticas para Docência Universitária” e “Políticas Curriculares para o Ensino Médio”. Atualmente é Coordenador de Pastoral do Colégio Salvatoriano Bom Conselho.

Referencias

BENINCÁ, Elli. O senso comum pedagógico: práxis e resistência. Tese. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

BENINCÁ, Elli; BALBINOT, Rodinei. Metodologia pastoral: Mística do discípulo missionário. São Paulo: Paulinas, 2009.

BREGALDA, Regiano. A formação humana no contexto da colonização neoliberal da subjetividade. In: FAVÉRO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro (Orgs.). Leituras sobre Educação e neoliberalismo. Curitiba: CRV, 2020, 197-216.

FERRARO, Benedito. Refazer o tecido social e eclesial. In: BRIGHENTI, Agenor; JÚNIOR, Francisco Aquino de (Orgs.). Pastoral urbana: Novos caminhos para a Igreja na cidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021, p.160-180.

BRIGHENTI, Agenor. Teologia Pastoral: A inteligência reflexa da ação evangelizadora. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

BRIGHENTI, Agenor; JÚNIOR, Francisco Aquino de (Orgs.). Pastoral urbana: Novos caminhos para a Igreja na cidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro (Orgs.). Leituras sobre Educação e neoliberalismo. Curitiba: CRV, 2020.

FÁVERO, Altair Alberto. A práxis benicaniana na formação continuada de professores. In: MUHL, Eldon Henrique; MARCON, Telmo (Orgs.). Formação de educadores-pesquisadores: contribuições de Elli Benincá. Passo Fundo: Ediupf, 2022, p.270-288.

FÁVERO, Altair Alberto; CENTANARO, Junior; SANTOS, Antônio Pereira dos. A cultura humanista como antídoto ao empresariamento da educação: para além da eficiência e da eficácia. In: FAVÉRO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; Evandro Consaltér (Orgs.) Leituras sobre Educação e neoliberalismo. Curitiba: CRV, 2020, p.161-176.

HILGERT, José Gaston. Elli Benincá: o revolucionário humanista. In: MUHL, Eldon Henrique; MARCON, Telmo. (Orgs.). Formação de educadores-pesquisadores: contribuições de Elli Benincá. Passo Fundo: Ediupf, 2022, p. 155-175.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Tradução de Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Planta, 2004.

MEZADRI, Neri José; RAMPOM, Ivanir Antônio; RODIGHERO, Ivanir Antônio. Fazer teológico pastoral no Itepa. Caminhando com o Itepa. Passo Fundo, 2008, n. 89.

MUHL, Eldon Henrique; MARCON, Telmo (Orgs.). Formação de educadores-pesquisadores: contribuições de Elli Benincá. Passo Fundo: Ediupf, 2022.

RODIGHERO, Ivanir Antônio. Padre Elli: uma vida dedicada à formação. In: MUHL, Eldon Henrique; MARCON, Telmo (Orgs.). Formação de educadores-pesquisadores: contribuições de Elli Benincá. Passo Fundo: Ediupf, 2022, p.363-369.

Publicado

29-12-2022

Cómo citar

Desafios da pastoral transformadora a partir da práxis benicaniana no contexto neoliberal. (2022). Revista Teopráxis, 39(133), 72-80. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v39i133.108

Artículos similares

51-60 de 143

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.