Anúncios

  • Chamada de artigos para edição jul./dez. 2024 – Vol. 41, n°. 137: A sinodalidade na evangelização

    2024-03-01

    DOSSIÊ: A sinodalidade na evangelização - jul./dez. 2024 – Vol. 41, n°. 137 

    Organizadores: Prof. Dr. Rogério Luiz Zanini e Prof. Dr. Regiano Bregalda 

      

    A Revista Teopráxis abre a chamada para a edição vol. 41, número 137 com o objetivo de refletir o tema da sinodalidade na evangelização. A sinodalidade, como insiste o Papa Francisco, é o que o Espírito Santo espera da Igreja neste novo milênio. Salientou em seu discurso proferido para o início do processo sinodal em 09 de outubro de 2021, destacou três riscos reais que podem impedir uma verdadeira conversão capaz de conduzir a vivência do Evangelho e comprometimento com o Reino de Deus. O primeiro diz respeito ao formalismo que reduz tudo à fachada de um belo evento. O Sínodo é percurso de efetivo discernimento espiritual, para favorecer a “obra de Deus na história”. O segundo risco é o do intelectualismo, que transforma o Sínodo numa espécie de grupo de estudo, com momentos de estudos, reflexões. O último risco é o da tentação do imobilismo, na ideia do “sempre se fez assim” e do “é melhor não mudar”. No mesmo discurso, falando da sinodalidade aponta três caminhos como oportunidades. A primeira oportunidade é trabalhar para formar estruturalmente uma Igreja sinodal. Um lugar aberto, onde todos se sintam em casa e possam participar, ou seja, tornarem-se parte. A segunda oportunidade é ser uma Igreja da escuta. “Fazer uma pausa dos nossos ritmos, controlar as nossas ânsias pastorais para pararmos a escutar. Escutar o Espírito na adoração e na oração, escutar os irmãos e as irmãs sobre as esperanças e as crises da fé nas diversas áreas do mundo, sobre as urgências de renovação da vida pastoral, sobre os sinais que provêm das realidades locais”. A terceira oportunidade é a marca de uma Igreja próxima do povo e das realidades que necessitam de libertação e salvação. No fundo está a insistência de uma Igreja em saída, pobre e para os pobres, hospital de campanha que prioriza os processos e não os resultados.  

    Tendo presente este horizonte é que a Revista Teopráxis recebe artigos, entrevistas e resenhas que versam sobre o tema. 

    Prazo de submissão: 31 de maio de 2024. 

      

      

    Obs: A Revista Teopráxis recebe artigos de demanda contínua.  

     

    Saiba mais sobre Chamada de artigos para edição jul./dez. 2024 – Vol. 41, n°. 137: A sinodalidade na evangelização
  • Chamada de artigos para edição 41/136: Fraternidade e amizade social

    2023-12-14

    DOSSIÊ: Fraternidade e amizade social

    Organizadores: Pe. Ivanir A. Rodighero e Pe. Ivanir Antonio Rampon

     

    A Revista Teopráxis, da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas, Itepa Faculdades, n. 41/136, versará esta edição sobre o tema “Fraternidade e amizade social”. A temática vem ao encontro com a encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, publicada em outubro de 2020, que aborda questões de fraternidade, amizade social e solidariedade. Os principais enfoques deste documento incluem: a) Fraternidade e amizade social: O Papa Francisco enfatiza a importância da fraternidade entre as pessoas, independentemente de sua origem étnica, cultural ou religiosa. Ele destaca a necessidade de promover a amizade social como um caminho para superar conflitos e divisões. b) Solidariedade global: O documento ressalta a necessidade de uma solidariedade global, na qual todos os países e povos se unam para enfrentar desafios comuns, como a pobreza, as mudanças climáticas e a migração. c) Rejeição do individualismo: O Papa critica o individualismo e a cultura do descarte, chamando a atenção para a importância de cuidar dos mais vulneráveis e excluídos da sociedade. d) Diálogo inter-religioso: "Fratelli tutti" promove o diálogo inter-religioso e a cooperação entre diferentes tradições religiosas como um meio de promover a paz e a compreensão mútua. e) Migração: O Papa aborda a questão da migração, instando os países a adotar políticas mais compassivas em relação aos migrantes e refugiados e a tratá-los com dignidade. f) Economia e justiça social: O documento chama a atenção para a necessidade de uma economia mais justa, que coloque as necessidades das pessoas à frente do lucro, e que combata a desigualdade e a exclusão social. g) Paz e não violência: O Papa Francisco defende a não violência como um caminho para a paz e condena o uso da guerra como solução para os conflitos. h) Cuidado com o meio ambiente: O documento também aborda a importância de cuidar do meio ambiente e da criação, enfatizando a necessidade de agir contra as mudanças climáticas.

    Atentos ao apelo do Papa Francisco e dos grandes desafios postos à contemporaneidade, a Revista Teopráxis se propõe a criar um Dossiê acerca desse tema, buscando promover uma visão de mundo mais inclusiva, compassiva e solidária, com um apelo à construção de um mundo mais fraterno, justo e em paz.

    O dossiê “Fraternidade e amizade social” recebe submissões até o dia 30 de janeirode 2023.

    Saiba mais sobre Chamada de artigos para edição 41/136: Fraternidade e amizade social
  • CHAMADAS DE ARTIGOS - Edição 2023/2 - O Protagonismo feminino na Sagrada Escritura e na Igreja

    2023-05-16

    A Revista Teopráxis oportuniza um espaço de reflexão e produção dos saberes e esperanças em relação à Teologia e à inclusão feminina. O dossiê “Protagonismo Feminino na Sagrada Escritura e na Igreja" abordará temáticas voltadas à sinodalidade, ação pastoral, discipulado de iguais, perspectivas de gênero, história, cultura, direitos humanos, movimentos e desafios contemporâneos. É fundamental motivar o conhecimento e esclarecimento sobre a importância de incentivar o estudo e a visibilização da mulher como sujeito eclesial na missão de comunicar e construir o Reino de Deus.

    Prazo de entrega do artigo: 15 de julho de 2023

    PRAZO PRORROGADO: 10 de agosto de 2023.



    Saiba mais sobre CHAMADAS DE ARTIGOS - Edição 2023/2 - O Protagonismo feminino na Sagrada Escritura e na Igreja
  • CHAMADAS DE ARTIGOS - Edição 2022/2 - Metodologias teológico-pastorais e a evangelização

    2022-04-08

    DOSSIÊ: Metodologias teológico-pastorais e a evangelização

    A sociedade atual, marcada por sua diversidade e complexidade, aponta para inúmeros desafios sociais, políticos, religiosos e econômicos que colocam em perigo o cuidado da vida comum. A teologia e de modo particular a Igreja, não são perspectivas alheias a tais desafios, ao contrário, possuem uma contribuição que inspira pensar um outro mundo possível: o Reino de Deus. É nesse sentido que essa edição da Revista Teopráxis objetiva refletir acerca das metodologias teológico-pastorais e suas incidências nos processos de reflexão da fé comprometida com a construção do Reino de Deus. As metodologias na ação pastoral constituem uma dimensão fundamental em vista da evangelização, uma vez que indicam a espiritualidade da ação evangelizadora. Por isso, propomos, nesta edição, um diálogo vivo no intuito de criar um espaço de diálogo a respeito dos métodos teológico-pastorais e a evangelização como sinais do Reino neste momento complexo da história humana. Fala-se em métodos no plural, pois há uma diversidade de caminhos para pesquisar teologia e pastoral. Diante disso, nosso objetivo com o Volume 39, nº 2 de 2022 da Revista Teopráxis, é acolher reflexões que abordem o tema das Metodologias teológico-pastorais e sua relação com a evangelização. Admitimos trabalhos que problematizam a relação entre estes conceitos e suas implicações com a realidade eclesial e os desafios contemporâneos

    Prazo de submissão: 13 de junho de 2022.

     

    Obs: A Revista Teopráxis recebe artigos de demanda contínua.

    Saiba mais sobre CHAMADAS DE ARTIGOS - Edição 2022/2 - Metodologias teológico-pastorais e a evangelização
  • CHAMADAS DE ARTIGOS - EDIÇÃO 2022/1

    2021-08-26

    TEMÁTICA DA EDIÇÃO 2022/1: Teologia e educação: perspectivas para pensar a justiça social

    Teologia e educação são duas perspectivas significativas na formação da pessoa humana. A educação, de forma ampla, se ocupa em refletir acerca das condições e possibilidades que são oferecidas às pessoas as capacidades de interpretar a si mesmas, os outros e o mundo. A teologia, como ato segundo, precedida pela experiência da graça atuante na vida humana, possibilita problematizar a linguagem da experiência humana da fé.

    Vivemos tempos complexos, diversos e plurais, atravessados por uma crescente acumulação de riquezas, desigualdades sociais, marginalização, aumento da pobreza, descaso com as questões ambientais, descrença nas instituições, desprezo pela vida, que marcam uma crise civilizacional. Esse contexto é exaltado sobremaneira pela lógica neoliberal que reduz o ser humano e a vida a uma dimensão empresarial, a uma mercadoria, impedindo ou fragilizando o desenvolvimento da humanidade em sua integralidade, como salienta o Papa Francisco. Por isso, urge pensar abordagens capazes de lançar luzes e fazer enfrentamentos a essa perspectiva empobrecedora da pessoa humana. Entendemos que na articulação entre teologia, educação e justiça social encontramos elementos que possibilitam problematizar e abrir caminhos de superação a esse contexto. Diante disso, nosso objetivo com o Volume 39, nº 1 de 2022 da Revista Teopráxis, é refletir o tema “Teologia e educação: perspectivas para pensar a justiça social”. Acolheremos trabalhos que problematizem a relação entre os três conceitos e suas implicações com a realidade social, educacional e teológica.

    Os textos podem ser submetidos até 07 de dezembro de 2021.

    Saiba mais sobre CHAMADAS DE ARTIGOS - EDIÇÃO 2022/1