Avaliação pelos pares

Os textos recebidos obedecem ao seguinte fluxo:

  1. Na análise quanto à forma, os artigos são submetidos à leitura pelo editor chefe e/ou associado no qual são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da Revista Teopráxis, descritas nas diretrizes para os autores.
  2. Após a análise inicial e aprovada, a editoria da revista encaminha o artigo sem a identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas externos, selecionados por especialista e/ou afinidade à área temática específica do trabalho, preservando o anonimato dos autores e pareceristas durante todo o processo de comunicação no Sistema Eletrônico de Revistas. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor. A avaliação levará em conta a contribuição, a originalidade do tema, a contribuição à área, a consistência argumentativa e a qualidade geral do texto. Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de trinta dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado, seguindo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.
  3. Os autores são notificados pelo sistema eletrônico da revista a respeito da aceitação, da recomendação de revisão ou da recusa de seu trabalho.

Caso ocorram pareceres divergentes, o artigo será enviado para um terceiro consultor.