CHAMADAS DE ARTIGOS - Edição 2023/1

13-11-2022

DOSSIÊ: A superação da fome como desafio teológico

Alguns dados de alcance mundial têm chamado atenção para o aumento da fome no mundo. Cerca de 828 milhões de pessoas passam fome, segundo relatório da Organização das Nações Unidas – ONU que compilou dos dados até 2021. Esta realidade também está presente no Brasil que voltou a constar no mapa da fome. No território nacional, três em cada dez famílias, enfrentam algum nível de falta de alimentos ou passam fome. Em outros números significa que cerca de 125,2 milhões de pessoas padecem de insegurança alimentar grave, moderada ou leve. Por insegurança alimentar compreende-se a não possibilidade de alimentar-se de forma adequada por certo período. Na forma grave traduz-se em fazer apenas uma refeição ao dia ou ficar o período inteiro sem comer. Pode acontecer que a família vá dormir sem se alimentar e não tenha certeza se no outro dia vai conseguir comer.

  É uma realidade não desejada para a humanidade e exige superação. A Igreja no Brasil propôs para o ano de 2023 a Campanha da Fraternidade tendo como tema a fome. Será um momento significativo de reflexão em diferentes áreas do conhecimento tendo como base a necessidade de enfrentar estas situações áridas que negam a dignidade humana. A Revista Teopráxis objetiva, em sintonia com este debate refletir o tema. A reflexão teológica tem uma palavra a dizer sobre o tema e esta palavra embasada na Palavra de Deus e na Tradição. No caso há de ser propositiva e dialogar com tantas pessoas que vivem em situação de miséria.   

O objetivo do Volume 40, nº 1 de 2023 da Revista Teopráxis, é acolher reflexões que abordem o tema da fome sobretudo na perspectiva teológica. Sintam-se motivados para esta contribuição.  

Prazo de submissão: 12 de dezembro de 2022.