Challenges of Transformative Pastoral Care Based on Benincá Praxis in the Neoliberal Context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v39i133.108

Keywords:

Pastoral, Praxis, Neoliberalism, Dialogue

Abstract

The essay titled “Challenges of Transformative Pastoral Care Based on Benincá Praxis in the Neoliberal Context” presents, at the outset, aspects that corroborate to understand the current reality. The text reflects on the concept of neoliberalism, pointing out criticisms of the new model  that affects social relations, pointing out to the subjects a new way of action that appears in the mercantile and competitive logic. To walk a path of liberation, against neoliberal reason, that is favorable and of changes, it is committed to a transformative pastoral from the practice of Benincá which contributes greatly to the construction of the collective, awareness of a humanizing transformation and solidary practices with a view of promoting the common good.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo (UPF)

    Pós-doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx). Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do conhecimento (PUC/RS). Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF). Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor titular III e pesquisador no curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de pesquisa Docência Universitária e Políticas Educacionais (em andamento desde de março de 2012) e Políticas Curriculares para o Ensino Médio (em andamento desde outubro de 2020).

  • Antônio Pereira dos Santos, Universidade de Passo Fundo (UPF)

    Graduado em Filosofia (Bacharelado) pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier – IFIBE. Graduado em Filosofia (Licenciatura Plena) pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Mestrando em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS), no qual participa dos projetos de pesquisa “Políticas para Docência Universitária” e “Políticas Curriculares para o Ensino Médio”. Atualmente é Coordenador de Pastoral do Colégio Salvatoriano Bom Conselho.

References

BENINCÁ, Elli. O senso comum pedagógico: práxis e resistência. Tese. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

BENINCÁ, Elli; BALBINOT, Rodinei. Metodologia pastoral: Mística do discípulo missionário. São Paulo: Paulinas, 2009.

BREGALDA, Regiano. A formação humana no contexto da colonização neoliberal da subjetividade. In: FAVÉRO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro (Orgs.). Leituras sobre Educação e neoliberalismo. Curitiba: CRV, 2020, 197-216.

FERRARO, Benedito. Refazer o tecido social e eclesial. In: BRIGHENTI, Agenor; JÚNIOR, Francisco Aquino de (Orgs.). Pastoral urbana: Novos caminhos para a Igreja na cidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021, p.160-180.

BRIGHENTI, Agenor. Teologia Pastoral: A inteligência reflexa da ação evangelizadora. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

BRIGHENTI, Agenor; JÚNIOR, Francisco Aquino de (Orgs.). Pastoral urbana: Novos caminhos para a Igreja na cidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro (Orgs.). Leituras sobre Educação e neoliberalismo. Curitiba: CRV, 2020.

FÁVERO, Altair Alberto. A práxis benicaniana na formação continuada de professores. In: MUHL, Eldon Henrique; MARCON, Telmo (Orgs.). Formação de educadores-pesquisadores: contribuições de Elli Benincá. Passo Fundo: Ediupf, 2022, p.270-288.

FÁVERO, Altair Alberto; CENTANARO, Junior; SANTOS, Antônio Pereira dos. A cultura humanista como antídoto ao empresariamento da educação: para além da eficiência e da eficácia. In: FAVÉRO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; Evandro Consaltér (Orgs.) Leituras sobre Educação e neoliberalismo. Curitiba: CRV, 2020, p.161-176.

HILGERT, José Gaston. Elli Benincá: o revolucionário humanista. In: MUHL, Eldon Henrique; MARCON, Telmo. (Orgs.). Formação de educadores-pesquisadores: contribuições de Elli Benincá. Passo Fundo: Ediupf, 2022, p. 155-175.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Tradução de Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Planta, 2004.

MEZADRI, Neri José; RAMPOM, Ivanir Antônio; RODIGHERO, Ivanir Antônio. Fazer teológico pastoral no Itepa. Caminhando com o Itepa. Passo Fundo, 2008, n. 89.

MUHL, Eldon Henrique; MARCON, Telmo (Orgs.). Formação de educadores-pesquisadores: contribuições de Elli Benincá. Passo Fundo: Ediupf, 2022.

RODIGHERO, Ivanir Antônio. Padre Elli: uma vida dedicada à formação. In: MUHL, Eldon Henrique; MARCON, Telmo (Orgs.). Formação de educadores-pesquisadores: contribuições de Elli Benincá. Passo Fundo: Ediupf, 2022, p.363-369.

Published

29-12-2022

How to Cite

Challenges of Transformative Pastoral Care Based on Benincá Praxis in the Neoliberal Context. (2022). Revista Teopráxis, 39(133), 72-80. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v39i133.108

Similar Articles

51-60 of 143

You may also start an advanced similarity search for this article.