Como ser corpo místico e assembleia litúrgica na pós pandemia

Autores

  • Andrea Grillo

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v37i129.7

Palavras-chave:

Corpo Místico, Assembleia Litúrgica, Igreja, Assembleia celebrante, Pandemia

Resumo

O presente texto quer refletir sobre o enunciado no título que me foi proposto, isto é, quero colocar em relação ou em contraposição os termos “corpo místico” e “assembleia litúrgica”, bem como “assembleia celebrante”, que muito tem criado confusão, argumentação sem plausibilidade e até confrontos em modos diferentes de pensar. Com a fundamentação de documentos oficiais da Igreja vamos procurar refletir sobre estes termos, relacionados ao contexto que estamos vivendo, sobretudo o da pandemia, provocando o isolamento social e, desta forma, o fechamento de muitas atividades, inclusive as da Igreja, sobretudo àquelas relacionadas às celebrações litúrgicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Grillo

É filósofo e teólogo italiano, leigo, especialista em liturgia e pastoral. Doutor em teologia pelo Instituto de Liturgia Pastoral, de Pádua. Professor do Pontifício Ateneu Santo Anselmo, de Roma, do Instituto Teológico Marchigiano, de Ancona, e do Instituto de Liturgia Pastoral da Abadia de Santa Justina, de Pádua. Também é membro da Associação Teológica Italiana e da Associação dos Professores de Liturgia da Itália.

Referências

CNBB. As introduções gerais dos livros litúrgicos. São Paulo: Paulus, 2003.

MISSAL ROMANO. São Paulo: Paulinas, 1992, 2ª ed.

PIO X, Papa. Carta Encíclica Vehementer Nos. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 1906.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Grillo, A. . (2021). Como ser corpo místico e assembleia litúrgica na pós pandemia. Revista Teopráxis, 37(129), 35–48. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v37i129.7