As orações do Missal Romano em tempos de calamidades

Autores

  • Dom Aloísio Alberto Dilli Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul/RS

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v37i129.11

Palavras-chave:

Novo Missal Romano, Liturgia, Missa em tempos de pandemia, Oração

Resumo

Caros leitores. Foi-nos solicitado um artigo, dentro do contexto da pandemia da covid-19, sobre o sentido das orações do Missal Romano, ligadas às calamidades, e se elas continuarão no novo missal (3ª edição pósconciliar), que todos aguardamos. Tentando contribuir para esta reflexão, inicialmente pretendemos analisar alguns desafios que o tempo da pandemia nos coloca e que esperam por respostas criativas e sábias em vista da vivência de nossa fé e sua expressão na liturgia oficial e em outras formas de encontro com o Senhor e os irmãos, sobretudo em tempos de exceção. A seguir, dedicaremos atenção aos textos propostos pela Igreja em tempo de guerra ou calamidade, sem deixar de analisar o novo texto emitido, recentemente, pela Santa Sé: Missa em Tempo de Pandemia. Também apresentaremos algumas linhas sobre a preparação do Novo Missal Romano e, finalmente, partilhamos uma oração pessoal que foi composta durante a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dom Aloísio Alberto Dilli, Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul/RS

Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul/RS. Mestre em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, em Roma. Membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel) da CNBB. Bispo referencial da Liturgia da CNBB Sul 3.

Referências

BÍBLIA SAGRADA. Tradução oficial da CNBB. Brasília: Ed. CNBB, 2018.

DOCUMENTOS DO CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. São Paulo: Paulus, 2014, 7ªed. In: Constituição Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia, p.33-79.

FRANCISCO, Papa. Carta Apostólica Magnum Principium. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 2007.

MISSAL ROMANO. São Paulo: Paulinas, 1992, 2ªed.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Dilli, D. A. A. . (2021). As orações do Missal Romano em tempos de calamidades. Revista Teopráxis, 37(129), 105–114. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v37i129.11