Eucaristia: fonte e cume da vida cristã

“Tomai e comei, fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19)

Autores

  • Rogério L. Zanini Instituto de teologia e pastoral - Itepa Faculdades
  • Claudir Meoti Padre da Diocese de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v37i129.9

Palavras-chave:

Jesus, Eucaristia, Evangelização, Vida

Resumo

Para viver uma espiritualidade libertadora, talvez o mais delicado e exigente seja a relação dos católicos com a Eucaristia. Infelizmente, a Eucaristia, o mais precioso tesouro da fé e da vida espiritual, ainda se encontra aprisionada e envolta de estruturas rígidas que nem sempre permitem às pessoas se deliciarem com o mistério. Urge como desafio refazer a centralidade da ceia de Jesus para que ela possa novamente se tornar o alimento comunitário, ligada com a vida e às lutas cotidianas, como sacramento da partilha e do amor de Cristo levado até o extremo (Jo 13,1). A realidade da pandemia com o fechamento das Igrejas/Templos fez perceber os desafios da evangelização em relação à Eucaristia, bem como seus avanços na compreensão da ceia como banquete de solidariedade com os pobres e excluídos. Por isso, a reflexão que segue busca, primeiro, discorrer de forma narrativa sobre os Evangelhos com o objetivo de perceber a centralidade das refeições na vida de Jesus. Em segundo lugar, compreender o sentido do mandamento, deixado por Jesus: fazei isto em memória de mim. E, por fim, em terceiro lugar, o tomai e comei como banquete da vida, rechaçando qualquer perspectiva individualista e farisaica em relação à Eucaristia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério L. Zanini, Instituto de teologia e pastoral - Itepa Faculdades

Padre da Diocese de Chapecó. Doutor em teologia pela PUCRS. Professor e Diretor da Itepa Faculdades - Passo Fundo.

Claudir Meoti, Padre da Diocese de Chapecó

Padre da Diocese de Chapecó. Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna, Xanxerê – SC. Formado em filosofia e teologia e pós-graduado em Liturgia e em Iniciação à Vida Cristã – Catequese.

Referências

BENTO XVI, Papa. Exortação apostólica pós-sinodal.SacramentumCaritatis. Disponível em: http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/apost_exhortations/documents/hf_ben-xvi_exh_20070222_sacramentumcaritatis.html. Acesso em 15 de maio de 2020.

BÍBLIA. Português. A Bíblia de Jerusalém. Nova edição revisada e ampliada. São Paulo: Paulus, 2004.

CASTILLO, José María. Eucaristia. In: SAMANES, C. F; AMAYOACOSTA, José (orgs.). Dicionário de conceitos fundamentais do cristianismo. São Paulo: Paulus, 1999. p.252-259.

CNBB.Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: 2019-2022. Brasília: Ed. CNBB, 2019.

FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. A alegria do Evangelho. São Paulo: Paulinas, 2013.

FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Pós-Sinodal–Querida Amazônia. Ao Povo deDeus e a todas as pessoas de boa vontade. São Paulo: Paulinas, 2020.

GASS, Ildo Bohn.Jesus sobrepõe às leis o direito à vida. 28 de maio de 2018.Disponível em: https://cebi.org.br/reflexao-do-evangelho/jesus-sobrepoe-as-leis-o-direito-a-vida/. Acesso em e 01 de agosto de 2020.

GIRAUDO, Cesare. Redescobrindo a Eucaristia. São Paulo: Loyola, 2011, 5ªed.

GUTIÉRREZ, Gustavo.Teologia da libertação: Perspectiva. São Paulo: Loyola, 2000.

JUSTINO.Apologia 67, 6-7.

MAZZAROLO, Isidoro. Lucas em João. Rio de Janeiro: Mazzarolo, 2017, 3ªed.

NOUWEN, Henri J. M.Com o coração em chamas. Aparecida, SP: EditoraSantuário, 2005, 4ªed.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Zanini, R. L. ., & Meoti, C. . (2021). Eucaristia: fonte e cume da vida cristã: “Tomai e comei, fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19). Revista Teopráxis, 37(129), 61–82. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v37i129.9