Juventude e educação

Para que horizontes apontam as políticas governamentais para a educação?

Autores

  • Gabriel Grabowski Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Educação, Políticas educacionais e juventudes dispensáveis

Resumo

Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre a juventude e a educação no Brasil a partir dos horizontes que as políticas educacionais apontam. A grande maioria dos 50 milhões de adolescentes e jovens brasileiros pertence a classe popular trabalhadora, estuda na escola pública e seus projetos de vida estão, de alguma forma, dependentes das políticas sociais e educacionais de inclusão e emancipação. Com base na literatura e estatísticas sociais e educacionais, percebe-se que, após duas décadas de ampliação do acesso aos direitos, o futuro das juventudes está sendo diretamente inviabilizadas pela revogação de políticas públicas, pela suspensão de programas de apoio e de financiamento estudantil, apontando para a desconstrução do futuro de milhões de jovens.

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Biografia do Autor

  • Gabriel Grabowski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Formado em Filosofia. Mestrado e Doutorado em Educação pela FACED/UFRGS. Professor e pesquisador da Universidade Feevale e do Centro Universitário Metodista – IPA. Membro do Conselho Estadual de Educação do RS e membro da Diretoria da AESUFOPE.

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Publicado

28-09-2022

Como Citar

Juventude e educação: Para que horizontes apontam as políticas governamentais para a educação?. (2022). Revista Teopráxis, 36(126), 49-66. https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/99

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