Juventude e religiosidades
Sinais dos tempos no Brasil contemporâneo
Palavras-chave:
Juventude, Religiosidade, Contexto brasileiro, SociedadeResumo
As religiosidades juvenis só podem ser compreendidas enquanto parte de um processo em curso que envolve continuidades e descontinuidades históricas que se expressam na sociedade e no campo religioso. Diferentemente do que foi vivenciado por gerações anteriores, os jovens de hoje foram socializados em um tempo em que aumentam as famílias plurirreligiosas e em que se diversificam as redes – presenciais e/ou virtuais – de sociabilidade religiosa. O artigo apresenta diferenciadas trajetórias juvenis e comenta certas possibilidades de engajamento social de jovens evangélicos, católicos e de religiões afro-brasileiras. Reafirmando a importância da valorização da diversidade cultural, o artigo considera o urgente combate ao racismo como um locus privilegiado para a promoção do diálogo inter-religioso entre jovens brasileiros desta geração.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. São Paulo: Bertand Brasil, 1989.
CARRANZA, B. e SOFIATI, F. Culturas Católicas: aproximações teóricas às performances institucionalizadas, in Interseções, Rio de Janeiro, v.20, n.2, dez 2018, p.330-350.
FERNANDES, S. Trajetórias religiosas de jovens sem religião – algumas implicações para o debate sobre desinstitucionalização, in Interseções, Rio de Janeiro, v.20, n.2, dez 2018, p.369-387.
MAFRA, C. Números e Narrativas in Debates do NER, Porto Alegre, ano 14, n.24, 2013, p.13-25.
MAGALHÃES, Alexander S. Amigo de fé: estudo sobre religião e amizade entre jovens assembleianos na Baixada Fluminense. Tese de doutorado Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, UERJ, Estado do Rio de Janeiro, RJ, 2016.
MARIZ, C. Pentecostalismo: mudança do significado de ter Religião. Entrevista concedida a Thamiris Magalhães e Graziela Wolfart, IHUOn line, n.400, 2012.
NATIVIDADE, M. Margens da Política. Estado, direitos sexuais e religiões, Ed. Garamond, 2017.
NOVAES, Regina. Os jovens ‘sem religião’: ventos secularizantes, ‘espírito de época’ e novos sincretismos. Notas preliminares. Revista Estudos Avançados, v.18, n.52, 2004, p.321-330.
NOVAES, Regina. Juventude e Religião, sinais do tempo experimentado, in Interseções, Rio de Janeiro, v.20, n.2, dez 2018, p.351-368.
TURNER, Victor. O Processo Ritual. Petrópolis: Vozes, 1974.
SOFIATI, F. M. Religião e juventude. Os novos carismáticos. São Paulo: Letras, 2011.
VITAL DA CUNHA, C. e LOPES, P. V. Religião e Política: uma análise da atuação de parlamentares evangélicos sobre direitos das mulheres e de LGBTs no Brasil. Rio de Janeiro: Minister, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Regina Célia Reyes Novaes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.