Juventude e educação

Para que horizontes apontam as políticas governamentais para a educação?

Autores

  • Gabriel Grabowski Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Educação, Políticas educacionais e juventudes dispensáveis

Resumo

Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre a juventude e a educação no Brasil a partir dos horizontes que as políticas educacionais apontam. A grande maioria dos 50 milhões de adolescentes e jovens brasileiros pertence a classe popular trabalhadora, estuda na escola pública e seus projetos de vida estão, de alguma forma, dependentes das políticas sociais e educacionais de inclusão e emancipação. Com base na literatura e estatísticas sociais e educacionais, percebe-se que, após duas décadas de ampliação do acesso aos direitos, o futuro das juventudes está sendo diretamente inviabilizadas pela revogação de políticas públicas, pela suspensão de programas de apoio e de financiamento estudantil, apontando para a desconstrução do futuro de milhões de jovens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Grabowski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Formado em Filosofia. Mestrado e Doutorado em Educação pela FACED/UFRGS. Professor e pesquisador da Universidade Feevale e do Centro Universitário Metodista – IPA. Membro do Conselho Estadual de Educação do RS e membro da Diretoria da AESUFOPE.

Referências

ANTUNES, Ricardo e ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização da capital. Educ. Soc., Campinas, vol.25, n.87, p.335-351, maio/ago. 2004. Disponível em http://www.cedes.sunicamp.br

BAUMAN, Zygmunt. Sobre a educação e a juventude: conversas com Ricardo Mazzeo/ Zygmunt Bauman. Tradução Carlos Alberto Medeiros, Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CARA. Daniel. Desrespeitado, PNE completa cinco anos sem avanços. Publicado RBA por Rodrigo Gomes. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2019/05/desrespeitado-planonacional-de-educacao-completa-cinco-anos-sem-avancos/, acesso em 29/05/2019, 14h24.

CÁSSIO, Fernando. A educação, a barbárie e a falta de projeto. Porto Alegre: Jornal Extra Classe, ano 24, n.235, julho de 2019.

CASTRO, Mary Garcia; ABRAMOVAY, Miriam e SILVA. Programa de prevenção à violência nas escolas: SER JOVEM HOJE, NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. FLASCO Brasil, 2015.

EL PAÍS. Homicídios no Brasil: O Brasil que mata seu futuro a bala. São Paulo: 30 junho 2016. https://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/29/politica/1467227156_026422.html, acesso em 17/07/2019.

GRABOWSKI, Gabriel. A desconstrução do Futuro: juventudes, reforma do ensino médio e retrocessos das políticas educacionais. Porto Alegre: Carta, 2019.

IBGE 2018. Síntese dos Indicadores Sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira: - 2018/IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais – Rio de Janeiro: OBGE, 2018.

INEP/MEC. Censo educação superior: Notas estatísticas. Brasília: 2017. http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdfAcesso em 16/07/2019.

JOSUÉ, Vidal Pereira. O financiamento da Rede Federal de educação Profissional, Científica e Tecnológica. Tese de Doutorado, UFG/FE. Goiânia: 2018, CCLXXVI, 276f, il.

PNAD/IBGE – Síntese dos indicadores sociais (SIS). Rio de Janeiro, 2017. https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/18824-sintese-dos-indicadores-sociais-um-emcada-quatro-jovens-do-pais-nao-estava-ocupado-nem-estudava-em-2016.html Acesso em 06/01/2018.

VALENZUELA, José Manuel (Coord). Juvenicidio: Ayotzinapa y las vidsprecárias em América Latina.

Downloads

Publicado

28-09-2022

Como Citar

Juventude e educação: Para que horizontes apontam as políticas governamentais para a educação?. (2022). Revista Teopráxis, 36(126), 49-66. https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/99

Artigos Semelhantes

1-10 de 52

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.