"Eu sou uma missão nesta terra"

A missionariedade como elemento fundamental da espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo

Autores

  • Ivanir Antonio Rampon Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (Itepa Faculdades) https://orcid.org/0000-0003-2882-440X
  • Lucas André Stein Diocese de Erexim - RS

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v37i125.151

Palavras-chave:

Missão, Espiritualidade, Papa Francisco, Evangelii Gaudium

Resumo

O presente artigo visa contribuir para a reflexão a respeito da missionariedade como elemento fundamental da espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo. A crise civilizacional moderna colocou em xeque as bases em que se sustenta a civilização ocidental. Ela é uma crise profunda, que nasce na espiritualidade. Toda pessoa é espiritual. Espiritualidade é o conjunto de convicções que dão sentido à vida. Como cristãos, a nossa espiritualidade se funda na pessoa de Jesus Cristo, na sua relação íntima com o Pai, no seu ministério e no seu seguimento. A relação de Jesus com Deus está no seio da Trindade, que é, em si mesma, missão, pois abre-se à criação, auto doando-se para a realização plena desta. Tanto o Pai, quanto o Filho e o Espírito Santo realizam a sua obra e nos convidam a tomar parte dela. Para melhor assumi-la é preciso desenvolver a mística, a relação com o Mistério, que se revelou como amor missionário em Jesus Cristo. A missão faz parte do ser de Deus, da vida e obra de Jesus e da razão de ser da Igreja. O Papa Francisco, na Evangelíí gaudíum, reflete sobre alguns pontos da vivência da missão como espiritualidade, sendo uma das suas fontes. Elencamos três aspectos: o encontro com Jesus Cristo; a alegria do Evangelho; e a presença no meio do povo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ivanir Antonio Rampon, Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (Itepa Faculdades)

    Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1996), e, em Teologia pela Itepa Faculdades (2000), mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2004), doutor em Teologia Espiritual pela Pontiflcia Universidade Gregoriana de Roma (2011), com tese sobre "O caminho espiritual de Dom Helder Camara". Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Passo Fundo e Prof. da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas.

  • Lucas André Stein, Diocese de Erexim - RS

    Diácono transitório da Diocese de Erexim. Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas - Itepa Faculdades.

Referências

BEVANS, Stephen B.; SCHROEDER, Roger P. Diálogo profético: reflexões sobre a missão cristã hoje. Trad. Joachim Andrade. São Paulo: Paulinas, 2016.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. Tradução "École Biblique de Jérusalem". São Paulo: Paulus, 2002.

RAMPON, lvanir Antonio. Ecologia e espiritualidade: para uma terra onde corre leite e mel (Ex 3,8). Caminhando com o Itepa, ano 21, n.72. março/2004. Passo Fundo: ITEPA, p.9-27.

CELAM. Documento de Aparecida. Trad. Luiz Alexandre Solano Rossi. São Paulo: Paulus, 2008.

COSTA, Alfredo Sampaio. Anunciar com alegria: aspectos espirituais da Evangelii gaudium. ln: AMADO,Joel Portella; FERNANDES, Leonardo Agostini (Org.). Evangelii gaudium em questão: aspectos bíblicos, teológicos e pastorais. São Paulo: Paulinas; Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014. p.147-161.

MASSERDOTTI, Franco. A missão a serviço do Reino: meditações de espiritualidade missionária. São Paulo: Paulus, 1996.

MOSCONI, Luís. Santas missões populares: uma experiência de evangelização voltada para as massas. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 1996.

PAPA FRANCISCO. Exortação apostólica pós-sinodal Evangelii gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.

SUESS, Paulo. Impulsos e intervenções: atualidade da missão. São Paulo: Paulus, 2012.

SUESS, Paulo. Introdução à teologia da missão: convocar e enviar servos e testemunhas do Reino. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

Downloads

Publicado

05-04-2024

Como Citar

"Eu sou uma missão nesta terra": A missionariedade como elemento fundamental da espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo. (2024). Revista Teopráxis, 36(125), 87-104. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v37i125.151

Artigos Semelhantes

91-100 de 118

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.