Leitura bíblica sob a ótica da mulher
espiritualidade e empoderamento das mulheres
DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v38i131.63Palavras-chave:
Mulheres, Experiências, desconstruções, descobertas, teologia feministaResumo
Este texto é resultado da experiência de reflexão bíblica sobre as mulheres do Primeiro Testamento, organizado pela Itepa Faculdades, através da plataforma Google meet. O curso, que teve a duração de quinze encontros, foi conduzido seguindo a metodologia da leitura popular da Bíblia na ótica de gênero. O presente texto possui como objetivo partilhar impressões, e constatar através das manifestações, depoimentos e escritos das mulheres envolvidas no curso, o progressivo processo de empoderamento pessoal e do grupo. Reafirmamos nossa fidelidade a Deus que através da Palavra se fez carne “segundo as Escrituras” para salvar/libertar todas as pessoas que estão nas periferias, no ocultamente, ‘sem palavra’, excluídas da sociedade e que na sua grande maioria, são mulheres sem voz e sem vez.
Downloads
Referências
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2003.
NODARI, Paulo César e SÍVERES Luis. Dicionário de Cultura e Paz. Curitiba: Ed. CRV, 2021.
DOMEZI, Maria Cecília. Mulheres que tocam o coração de Deus. Petrópolis: Vozes, 2019.
EVANGELISTA, Conceição. O papel da mulher no Cristianismo primitivo a partir da Samaritana. Série A Palavra na Vida. São Leopoldo: CEBI, 2018.
FIORENZA, S. Elisabeth. Caminhos da Sabedoria. Uma introdução à interpretação feminista da Bíblia. São Bernardo do Campo: Nhanduti, 2009.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e terra,1990.
GEBARA, I. Ivone. Gebara: teóloga, católica e freira feminista. 11 maio 2017. Disponível em <https://bit.ly/2FI0WnY>. Acesso em: 12 set. 2021.
LAFFEY, Alice L. Introdução ao Antigo Testamento: perspectiva feminista. São Paulo: Paulus, 1994.
LOPES, Geraldo. Pilares da Igreja: o papel da mulher na história da Salvação. São Paulo: Paulinas, 2015.
MATOS, Thaís. O que é a 'teologia feminista' e como ela está mudando a vida das cristãs. Huff Post Brasil. 01 jul. 2017. Disponível em: < https://bit.ly/2zBXAmG>. Acesso em 12 set. 2021.
NEUENFELDT, Elaine G. As mulheres e a violência sexista. RIBLA 41. São Paulo: Ed. Vozes, 2002.
OTTERMANN, Mônica. Gênero e Bíblia: uma ciranda sem fim. In. PJ a caminho, 93. Porto Alegre: Instituto Pastoral da Juventude, 2003.
FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Pós-sinodal Querida Amazônia. Brasília: Ed. CNBB, 2020.
Site Catarinas: https://catarinas.info/seja-feita-a-tua-vontade-mulher/?fbclid=IwAR1raFudEKot6p6jQhFU0kri6tYUAIVvKV524AD39BZVYVxelXYhLjU84Lk. Acesso em 01/09/21.
Site Cebi Nacional: https://cebi.org.br/reflexao-do-evangelho/sobre-leitura-popular-da-bibliaparte-i/. Acesso em 01/09/21.
TEPEDINO, Ana Maria & BRANDÃO, Margarida L. R. A força mutante das mulheres: paixão e compaixão. In: Teologia na ótica da mulher. Rio de Janeiro: PUCRJ, 1990.
Vídeo: https://youtu.be/6RSc_XYezi), acessado ONU Mulheres, em 26/05/2021.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Simone Furquim, Luísa de Lucas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.