Mulheres, sociedade e a Igreja Católica Apostólica Romana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v40i135.194

Palabras clave:

Violência , Mulher, Sociedade, Amor incondicional

Resumen

A herança patriarcal da inferioridade da mulher, em termos intelectuais, ainda é grande em nossos dias, trazendo o desrespeito e a desvalorização da mulher, tanto nos espaços domésticos, como nos públicos, e religiosos. O resultado é a falta de participação decisória das mulheres, e a forte violência que vemos no dia a dia. Neste artigo, traremos um retrospecto histórico da violência contra a mulher desde a Bíblia (AT e NT), como esta visão negativa penetrou no cristianismo, e ajudou a chegar em nossos dias. Veremos como a mulher tem trabalhado intensamente para modificar esta realidade. Será também analisado como o movimento feminista tem sido importante nesta luta, e como o estudo da teologia pelas mulheres, levou-as a conhecerem o Deus libertador, possibilitando as teologias feministas, que com seus desdobramentos trouxeram novos olhares teológicos, e têm ensinado às mulheres a verem o seu potencial e lugar na Igreja. Finalmente, serão abordadas as pequenas mudanças que a Igreja Católica tem feito, desde a entrada do Papa Francisco, e as perspectivas futuras desejadas.

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Biografía del autor/a

  • Maria Cristina Silva Furtado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS)

    Doutora em teologia sistemática-pastoral (PUC-Rio), Especialista em Educação (PUC-RS) e Psicóloga (CNP-BH). Realizou doutorado sanduiche na Universidade de Roehampton, Londres. É professora na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS) e no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP). Diretora do Centro de estudos de Gênero, Diversidade sexual e Violência (RJ). Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM) e da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER).

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Publicado

26-12-2023

Cómo citar

Mulheres, sociedade e a Igreja Católica Apostólica Romana. (2023). Revista Teopráxis, 40(135), 33-41. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v40i135.194

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