O discipulado de iguais na perícope bíblica
A pecadora do Evangelho de Lucas
DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v40i135.184Palabras clave:
Perícope, Pecadora, Lucas, Hermenêutica feminista, Discipulado de iguaisResumen
A intenção desse artigo é refletir sobre o protagonismo feminino na Sagrada Escritura e na Igreja. Para isso, usa-se como recurso a perícope intitulada A pecadora do evangelista Lucas, capítulo 7, versículos 36 a 50. O que se quer mostrar são aspectos relevantes da mudança de mentalidade proposta por Jesus quanto à presença da mulher no ambiente eclesial. Ainda, partindo desse foco, pretende-se apresentar brevemente traços do discipulado de iguais, que devem ser recuperados na atualidade. O diálogo de Jesus com a mulher que aparece sem nome no evangelho lucano encontra-se na seção chamada Ministério de Jesus na Galileia (4,14-9,50). Esta começa com a narrativa em Nazaré e termina com Lição de humildade e tolerância. Por fim, é conveniente dizer que o texto assume uma análise na perspectiva da hermenêutica feminista.
Descargas
Referencias
BEZERRA, Carolina. Violência e gênero: As mulheres entre os discursos de Marcos, Mateus e Lucas. Revista Bíblica. N. 82, 2020, p.349-372. DOI: https://doi.org/10.47182/rb.82.n3-4-2020235
BÍBLIA SAGRADA. 9.ed. Tradução CNBB com introduções e notas. São Paulo: Canção Nova, 2009.
CAVALCANTI, Tereza Maria Pompéia. Jesus, a pecadora e o fariseu: uma releitura na ótica de gênero. Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, n.35, 2010, p.217-227.
CONTI, Cristina. O amor como práxis – estudo de Lucas 7,36-50. Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, Petrópolis, v.44, 2003/1, p.60-94.
FIORENZA, Elisabeth Schüssler. Discipulado de Iguais: uma Ekklesia-logia crítica da libertação. Petrópolis: Vozes, 1995.
FIORENZA, Elisabeth Schüssler. Caminhos da sabedoria: uma introdução à interpretação bíblica feminista. Tradução de Monika Ottermann. São Bernardo do Campo: Nhanduti, 2009.
FURLIN, Neiva. Teologia feminista: uma voz que emerge nas margens do discurso teológico hegemônico. Rever, ano 11, n.1 (2011), p.139-164. Disponível em: https:// doi.org/10.21724/rever.v11i1.6034. DOI: https://doi.org/10.21724/rever.v11i1.6034
FURTADO, Maria Cristina. A hermenêutica do feminino na teologia: suas lutas e conquistas. Ephata, 4, n.2, 2022, p.75-98. Disponível em: https://doi.org/10.34632/ephata.2022.11370.
LADISLAO, Maria Gloria. As mulheres na Bíblia. Tradução de Alda da Anunciação Machado. São Paulo: Paulinas, 1995.
LAURENTIN, René. Jesus e as mulheres: uma revolução ignorada. Concilium, Petrópolis, v.4, n.154, p.81-92, 1980.
MAZZAROLO, Isidoro. Lucas, a antropologia da salvação. 3.ed. Rio de Janeiro: Mazzarolo editor, 2013.
MAZZAROLO, Isidoro. Lucas em João: uma nova leitura dos evangelhos. 2.ed. revisada e corrigida. Rio de Janeiro: Mazzarolo editor, 2004.
MENDONÇA, José Tolentino. A construção de Jesus – a dinâmica narrativa de Lucas. São Paulo: Paulinas, 2018.
PAGOLA, José Antonio. Jesus: aproximação histórica. Tradução de Gentil Avelino Titton. 7. ed. Petrópolis, Vozes, 2019a.
ORSATTI, Mauro. Lucas: Evangelho no feminino. Tradução João Batista Boaventura Leite. Aparecida (SP): Editora Santuário, 2000.
RAMOS, Adela. As mulheres no evangelho de Lucas. Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, Petrópolis, v.44, 2003/1, p.78-94.
REIMER, Ivoni Richter. Lembrar, transmitir, agir – mulheres nos inícios do cristianismo. Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, Petrópolis, v.22, p.45-59, 1995.
RIUS-CAMPS, Josep. O Evangelho de Lucas: o êxodo do homem livre. Tradução João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1995.
SANTINON, Ivenise; MARIOTTI, Lucy; OTTAVIANI, Edelcio. Discipulado de Iguais. 1. ed. Série Igreja em missão. Grupo de Pesquisa José Comblin. Campinas: Editora Saber Criativo, 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Dorcelina do Carmo Alves Gomes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.