Guidelines for Authors
-
Foco e objetivo
A Revista Teopráxis (ISSN 2763-5201) tem como finalidade divulgar a reflexão teológica (no âmbito sistemático, bíblico e pastoral) com qualidade científica reconhecida, estando aberta ao diálogo ecumênico e inter-religioso, bem como a outros campos do saber científico que contribuam para o serviço da fé e o compromisso com a justiça. Por isso, publica artigos originais de pesquisadores que abordam diversos enfoques, perspectivas e hermenêuticas no âmbito da Teologia, Ciências da Religião e Ciências afins.
A Revista Teopráxis possui publicação semestral e cada edição é composta de textos nacionais e internacionais através de diversas modalidades. Por esse motivo, aceita as seguintes contribuições:
- Artigos inéditos: Os artigos deverão ter o mínimo de 13 e o máximo de 21 laudas (aproximadamente entre 35.000 e 50.000 caracteres com espaços ou entre 6 mil e 9 mil palavras);
- Resenhas: As resenhas não deverão ultrapassar 5 laudas (até 15.000 caracteres com espaços).
- Entrevistas
A Revista Teopráxis não cobra taxas de submissão e avaliação. Por se tratar de um periódico de acesso livre, tampouco é cobrada qualquer taxa para acesso ou download.
É de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) o cumprimento de todas as exigências requeridas antes da publicação.
Submissão de textos
Os autores devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista; na seção Submissões, Registrar e preencher corretamente o perfil (ou clicar em Cadastro no menu inicial). É importante “salvar” as informações registradas (recomendamos que possa registar-se a partir de sua conta no ORCID). Depois de ter realizado esses passos, passar para “NOVA SUBMISSÃO” e escolher a SEÇÃO (se é artigo, entrevista ou resenha) e realizar os quatro passos básicos:
- Início: confirmar se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições, da declaração de direito autoral e da declaração de privacidade);
- Inserção do arquivo original: realizar a transferência do manuscrito;
- Inclusão de metadados: Nome, Sobrenome, E-mail, Instituição, Cidade, Estado e País, resumo da biografia, título e resumo; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado.
Havendo coautoria, não esquecer de inserir o segundo autor nos metadados;
- Confirmação: Concluir a submissão.
Após concluir estes passos acima, o autor poderá acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação.
Preparação dos textos
Os arquivos dos textos deverão ser submetidos exclusivamente pelo sistema on-line (Open Journal System) no portal da revista, mediante cadastro e criação de login e senha e encaminhados nas extensões DOC ou DOCX (Microsoft Word). Devem ser submetidos em orientação “retrato”, fonte 12, Times New Roman, em espaço 1,5 com as seguintes margens: superior e inferir de 2,5 e direita e esquerda de 3,0 cm. As citações com mais de 3 linhas devem ter recuo em 4cm, fonte 10, espaço entre linhas simples. Na editoração os textos terão diagramação no padrão gráfico da revista.
Os textos podem ser redigidos em português, espanhol, inglês ou italiano, devendo primar por uma linguagem clara e fluente e obedecer às normas ortográficas vigentes no país de origem.
Os artigos deverão ter, preferencialmente, um(a) autor(a), permitindo artigos com até três autores/as. Caso houver coautoria, ao menos um dos(as) autores(as) deverá ter titulação de doutorado ou doutorando. Resenhas deverão ter no máximo dois autores(as), sendo que ao menos possua a titulação de mestrado.
Os textos que utilizarem características especiais (imagem, fontes gregas ou hebraicas etc.) deverão indicar ao editor na aba “Comentários ao Editor” no ato da submissão, encaminhando, separadamente, as fontes (no formato TTF) e as imagens (em JPG, com resolução mínima em 300 dpi). Sugere-se o uso de sites que disponibilizam livremente essas imagens, tais como depositphotos ou pixabay. A Revista Teopráxis poderá solicitar ocasionalmente aos(as) autores(as) uma declaração ou autorização de uso das mesmas.
O conteúdo do texto deve ser dividido em tópicos e, ou, subtópicos. Os tópicos do desenvolvimento são de livre atribuição nominal e devem ser antecedidos pela “introdução” e finalizado com as “considerações finais” e as “referências bibliográficas”.
Formatação das referências
Todas as indicações de referências utilizadas no corpo do texto deverão vir em nota de rodapé de acordo com a ABNT.
Livros
SOBRENOME, Nome. Título. Edição. Local: Editora, ano.
Capítulo de livro
AUTORIA DA PARTE DA OBRA. Título da parte. In: AUTORIA DA OBRA. Título da obra. Edição. Local: Editora, ano. Número da página inicial-final da parte.
Tese/dissertação
AUTORIA. Título. Ano de defesa. Número de folha(s) ou página(s). Tese, Dissertação, Monografia (Grau e Área) — Unidade de Ensino, Instituição, Local, ano.
Artigo publicado em evento
AUTORIA. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento (se houver), ano de realização, Local da realização do evento. Título... (Anais, Resumos, Proceedings, entre outros). Local de publicação: Editora, ano de publicação. Número da página inicial-final da parte referenciada.
Artigo científico
AUTORIA DO ARTIGO. Título do artigo. Título do periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, número da página inicial-final do artigo, ano/data.
Legislação
JURISDIÇÃO (país, estado ou município). Órgão judiciário competente (se houver). Título e número da legislação. Dados da fonte na qual foi publicado o documento.
Referências da Internet
Após a citação do livro ou do artigo, deve-se acrescentar: Disponível em: <endereço na internet>. Acesso em: dia(s), mês abreviado e ano.
Documentos papais
Exemplo: FRANCISCO. Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulus/Edições Loyola, 2013.
Citações no corpo do texto
As citações bíblicas devem ser usadas no seguinte formato: Jo 4,17; Mt 5,9–6,7; 2Tm 3,16.
Tradução
Quando for texto traduzido, indicar com a expressão “traduzido por” ou “Tradução de”.
Notas de Rodapé
As notas de rodapé́ devem estar numeradas em fonte 10, Times New Roman, em espaço simples.
Sobre o modelo das citações: deverão seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A primeira referência à determinada obra deverá vir completa e as seguintes utilizarão o modelo SOBRENOME, ANO, PÁGINA.
Fluxo
Os textos recebidos obedecem ao seguinte fluxo:
- Na análise quanto à forma, os artigos serão primeiramente analisados pela equipe editorial no qual são avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da Revista Teopráxis, a fim de visualizar os padrões de qualidade acadêmica, adequação ao foco, objetivos e foco da revista.
- Após a análise e aprovação inicial, a editoria da revista encaminha o artigo sem a identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas externos, selecionados por especialista e/ou afinidade à área temática específica do trabalho, preservando o anonimato dos autores e pareceristas durante todo o processo de comunicação no Sistema Eletrônico de Revistas (modelo double-blind peer review). Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor. A avaliação levará em conta a contribuição, a originalidade do tema, a contribuição à área, a consistência argumentativa e a qualidade geral do texto. Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de trinta dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado, seguindo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.
- Os autores são notificados pelo sistema eletrônico da revista a respeito da aceitação, aprovação para publicação condicionada a modificações, revisão e nova submissão ou da recusa de seu trabalho.
SeçõesArtigos
Sendo aceito, o autor deverá submeter no sistema eletrônico da revista a nova versão do artigo acompanhada dos seguintes itens:
(a) Título em português e inglês;
(b) Resumo em português e em inglês (entre 80 e 120 palavras);
(c) Lista de até cinco palavras-chave, em português e em inglês, que expressem os conceitos mais importantes do texto;
(d) dados sobre o(s) autor(es) (vínculo institucional, endereço completo, e-mail); Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição;
(e) Número do ORCID.
Resenhas
- Pertinência da obra para o campo epistemológico da Teologia.
- Não haja outras resenhas publicados em periódicos qualificados.
- Obras Nacionais: até últimos 02 anos.
- Obras Internacionais: até últimos 04 anos.
- A referência bibliográfica deverá vir no início, obedecendo à seguinte forma: SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Pre-nome abreviado. Título da obra: subtítulo. Número da edição, se não for a primeira. Local de publicação, estado: editora, data. Número total de páginas.
- Número do ORCID.