25 anos de presença Notre Dame em Moçambique

Autores

  • Araci Maria Ludwig Congregação das Irmãs de Nossa Senhora
  • Cecília Giacomolli Congregação das Irmãs de Nossa Senhora

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v37i125.149

Palavras-chave:

Congregação Notre Dame, Missão, África

Resumo

É totalmente impossível resumir num breve texto a obra grandiosa de instalação e desenvolvimento de um projeto missionário. Mesmo assim e, desafiando a realidade de um passado vivido entre sonhos, crises e potenciais fracassos, em poucos itens, nos propomos retomar a história riquíssima em atos heroicos de um projeto missionário protagonizado pela Congregação Notre Dame em terras africanas. O texto é apresentado em vários itens, subdivididos em breves subitens, para poder descrever a totalidade da realidade vivida. No primeiro item são abordados o convite e as razões para assumir a missão. O segundo traça uma breve imagem histórico-cultural e religiosa das terras africanas, locus da missão. Tornou-se objeto de reflexão os desafios da vida consagrada em terras africanas, tema abordado no terceiro item. No quarto, revisitam-se os passos dados pela Congregação Notre Dame em direção às terras africanas. Os demais itens abordam a consolidação da presença Notre Dame em terras africanas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Araci Maria Ludwig, Congregação das Irmãs de Nossa Senhora

    Araci M. Ludwig, irmã de Notre Dame, é superiora provincial da Província da Santa Cruz, que tem a missão em Moçambique. Já esteve por mais de 10 vezes em Moçambique para visita e trabalhos em relação à missão da evangelização junto às comunidades locais.

  • Cecília Giacomolli, Congregação das Irmãs de Nossa Senhora

    Cecilia Giacomolli, irmã de Notre Dame, foi missionária, em Moçambique, de 2001 a 2018, e por vários anos trabalhou como missionária no Amazonas e no Acre. Em Moçambique atuou na evangelização e catequese, formação de novos tmembros e na educação.

Referências

ANAIS das Irmãs de Notre Dame. Arquivos da Casa Provincial. Passo Fundo (desde 1993 até 2018). Os Anais são escritos por várias pessoas, ao longo dos anos.

JAEGER, Irmã Maria Boaventura. Manuscrito sobre a História em Moçambique. s/d.

Relatos orais dos povos nativos e da experiência das Irmãs de Notre Dame em Moçambique.

Downloads

Publicado

05-04-2024

Como Citar

25 anos de presença Notre Dame em Moçambique. (2024). Revista Teopráxis, 36(125), 23-58. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v37i125.149

Artigos Semelhantes

1-10 de 71

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.