O Curso de Iniciação à Vida Cristã contava com quatro turmas – Eucaristia I, Eucaristia II, Crisma I e Crisma II. A Aula de Encerramento pode ser vista pelo canal do Youtube da Itepa Faculdades.
Os dois cursos possibilitaram o estudo e o aprofundamento dos conteúdos dos cinco volumes do material Casa da Iniciação Cristã, de Leomar Antonio Brustolin (atualmente Arcebispo de Santa Maria, RS).
Os cursos foram realizados em parceria entre a Arquidiocese de Passo Fundo (Coordenação Arquidiocesana de Pastoral/Coordenação da Animação Bíblico-Catequética) e a Itepa Faculdades.
Na Aula de Encerramento, Ir. Silvana Golfetto, Coordenadora Arquidiocesana da Animação Bíblico-Catequética disse que “muitos e muitas de nós fizemos esta caminhada de estudos e estamos colhendo frutos na nossa caminhada evangelizadora”.
O Arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber, afirmou que as catequistas da Arquidiocese “fazem parte de um grupo de mais de duas pessoas e agora, no final do ano, através das celebrações da Primeira Eucaristia e Crisma, estão colhendo frutos desta caminhada”. Dom Rodolfo agradeceu e abençoou os cursistas e demais catequistas que estavam acompanhando a Aula de Encerramento.
O Diretor da Itepa Faculdades, Pe. Ivanir Antonio Rampon, disse que a Aula era, por um lado, um encerramento, mas por outro, uma preparação: encerramento de uma caminhada formativa e uma preparação para o Jubileu de 2025. Então, a partir da Bula de Proclamação do Jubileu Ordinário de 2025, disse que o Papa Francisco nos convida a beber da esperança na graça de Deus, a descobrir a esperança nos “sinais dos tempos” e sermos “peregrinos da esperança” buscando a paz, ajudando os jovens a pensar projetos de família, olhando para os aprisionados de modo cristão, cuidando dos doentes, ajudando os jovens a viver a vida com sentido, colaborando com os migrantes, valorizando os idosos e optando pelos empobrecidos.
A Aula de Encerramento foi assessorada pelo Pe. Jânison de Sá Santos, Subsecretário Adjunto de Pastoral da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – que abordou a temática “A Iniciação à Vida Cristã e o Jubileu Ordinário do ano 2025”. Ele afirmou que hoje a nossa Catequese quer se inspirar no modelo catecumental do início do cristianismo. Por isso, precisamos conhecer bem como era o processo catecumental, suas etapas, seus ritos. O Vaticano II pediu para restaurar o catecumento. Não se trata apenas de repetir como era, mas inspirar-se para evangelizar no mundo atual.
A IVC não é uma tarefa apenas das catequistas, mas de toda a comunidade cristã. Para levarmos adiante uma Catequese de IVC, com inspiração no catecumento, é preciso investir numa formação sólida e a Arquidiocese de Passo Fundo e a Itepa Faculdades consideram isto oferecendo, há vários anos, cursos para catequista de IVC.
Segundo o Pe. Jânison, através da IVC precisamos não só manter a esperança, mas nos responsabilizarmos por ela, pois a esperança precisa ser expressa em uma linguagem que ultrapassa a dimensão individual para tornar evidente a participação em uma comunidade que espera, que alimenta a fé e vive o amor. Precisamos ser, de fato, peregrinos da esperança, como nos pede o Papa Francisco.