IVC para Catequistas de Adultos

Curso de Extensão Iniciação à Vida Cristã
para Catequistas de Adultos
Arquidiocese de Passo Fundo/RS 2024

Objetivo: Construir um espaço de formação, reflexão e vivência do processo de Iniciação à Vida Cristã para adultos que esclareça e aprofunde os fundamentos para o agir mistagógico nas bases, isto é, nas comunidades.

Cronograma: de 07 de março a 03 de outubro de 2024.

Periodicidade: Semanalmente, às quintas-feiras.

Horário: 20h00min às 21h30min

Modalidade: Online presencial – Plataforma Google Meet

Público-alvo: Catequistas de Adultos; Católicos adultos e crismados; Clero e Vida Religiosa Consagrada.

Sentido deste Processo de Formação

Este curso visa refletir com catequistas dos catecúmenos adultos sobre o processo de formação. Inspira-se no Ritual da Iniciação à Vida Cristã de Adultos (RICA) e se alinha com as indicações do Documento 107 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: Iniciação à Vida Cristã: itinerário para forma discípulos missionários.

Os encontros de formação tomam como referência o livro Casa da Iniciação Cristã – Catequese com Adultos, organizado por Leomar Antônio Brustolin, atualmente Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria – RS. Embora destinado para catequistas de adultos, há 30 vagas para adultos católicos e crismados que desejam esta formação de Catequese de IVC.

 O Curso de Extensão de Catequistas para a Iniciação à Vida Cristã de Adultos é uma iniciativa da Arquidiocese de Passo Fundo, em conjunto com a Faculdade de Teologia e Ciências Humanas, Itepa Faculdades. Este projeto nasceu da necessidade dos e das catequistas, que desempenham a sua missão nas paróquias desta Arquidiocese.