Hino da Itepa Faculdades: uma forma para expressar a “história e a proposta”

Para valorizar a história do então Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo – hoje Itepa Faculdades – estudantes e professores, em 1999, depois de um processo de reflexão, escolheram a letra e o hino da Instituição, durante um evento chamado III Festival do Daitepa.

Segundo um pequeno texto, publicado em 2000 na Revista Caminhando com o Itepa, o hino foi uma forma para expressar “a história e a proposta” do Itepa.

A sugestão de ter um Hino surgiu nas reuniões do Diretório Acadêmico. Antes da escolha, no entanto, houve estudos sobre “A missão do Itepa” e sugestões de aspectos que seriam importantes constar na letra. Aconteceu, então, o festival, no qual foi escolhido como Hino a música “Um Berço de Esperança”.

O Hino “Um Berço de Esperança” foi cantado inúmeras vezes em reuniões, congressos, celebrações eucarísticas e outros eventos.

Abaixo, o áudio (versão oficial) e a letra

Hino da Itepa Faculdades
Um Berço de Esperança

Ao ler a História, encontramos o Deus que é Libertador. É assim que somos e sonhamos: com fé, com luta e amor. No olhar sereno e profundo, a missão é construir o Reino, Seguir Jesus, o Nazareno, nos pobres, humildes e pequenos.

/:No jeito de estudar, pensar e decidir, somos berço de esperança:/ Ô, ô, ô, ô, Itepa, sê firme, não esqueças tua história; Caminha na luz sem medo, vamos juntos construir:/

Muitas dores e trevas enfrentamos, até mesmo daqueles que são teus. Neste chão Latino-Americano há uma fonte pura pra beber. Nossos passos trilhem com o povo que sonha por um novo dia, Na ternura, o coração sustente o Projeto da justiça, utopia.

Letra e música: Claudir Pressi e colegas
Participação: Ir. Larissa Maria Jazmim Gonzalez Jara,Ir. Nilza Rodrigues,
Nelson Pereira da Silva, Giovani Frana e Mauri Martini
Participação letra e música: Professora Ir. Mirtes Roman

Texto publicado na Revista
Caminhando com o Itepa
Ano XVII, Nº 59, p. 59, novembro/2000

ITEPA COMPÔS O SEU HINO!

O Itepa possui uma história de mais de 17 anos. Surgiu da necessidade de um fazer teológico que tivesse contextualização na realidade eclesial e social do interdiocesano Norte. Com o passar do tempo, integrou-se ao Instituto a Diocese de Chapecó. O que nos caracteriza é a metodologia que juntos construímos e que está fundamentada na Bíblia e na História de um povo oprimido e excluído, mas que lutou e construiu o projeto de liberação. A partir deste olhar, que é o olhar da Igreja Latino-Americana, buscamos construir o Reino de Deus no jeito de estudar, pensar e decidir. Por isso, seguir Jesus, o Nazareno, tem um sentido de radicalidade frente a uma história marcado pelo poder opressor, pela exploração das culturas, opondo-se ao projeto de vida digna para todos.

É por isso que, como o Itepa, precisamos continuar tecendo nossa história, sem perder de vista aquela que o povo de Deus construiu e os passos que o Instituto já conseguiu realizar. Desta história, muitas foram as pessoas que doaram suas vidas e seus conhecimentos: alunos e alunas, professores e professoras…; através da mística alimentada no “berço de esperança”, provocam a partilha, a busca, a participação, a fé e a luta. É nesta fonte que as comunidades, os movimentos populares e os projetos alternativos também procuram fortalecer sua caminhada. Nossa opção pelos mais excluídos concretiza-se num processo e numa relação de sujeitos. Assim, vamos sonhando, com o povo, “um novo dia” e, na ternura do coração, sustentamos o “Projeto da justiça, utopia”. É por isso que podemos cantar: “ô, ô Itepa, se firme, não esqueças tua história; caminha sem medo, vamos juntos construir”!

Uma das formas que temos para expressar a proposta e a história do Itepa é através do Hino. Foi concretizado através do Setor cultural do Diretório Acadêmico do Itepa – Daitepa, que estabeleceu critérios para a composição do mesmo. Para tanto, foi aberto o concurso e realizada a escolha no III Festival do Daitepa, onde uma comissão julgadora, a partir dos critérios indicados, optou pela letra e música que segue.