O (não) dito e (sim) pensado

sobre o ensino da teologia na perspectiva do leigo

Autores

  • Diego Pereira Ríos Universidad Centroamericana José Simeón Cañas

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v39i132.65

Palavras-chave:

Teologia, Ensino, Leigos, Hierarquia, Justiça

Resumo

A intenção deste trabalho é despertar o que está na mente de muitos, mas que é pouco revelado nas palavras da maioria, sobre o ensino da teologia dentro da Igreja. Portanto, é um convite aos jovens acadêmicos e mesmo aos teólogos experientes de questionar o formato atual do ensino teológico, procurando criar possibilidades reais para que qualquer pessoa leiga que se sinta chamada a servir à igreja desta forma, e que seja feito de fato. Há muitos que gostariam de estudar teologia, mas não podem por causa das exigências do mundo do leigo. Isto limita a teologia aos padres e religiosos que muitas vezes têm os meios econômicos e um estilo de vida que lhes permite fazer isso. Na história da Igreja, quase sempre foram pessoas consagradas que colaboraram com a doutrina cristã, espiritualidade, ética; mas no mundo de hoje - com falta de vocações sacerdotais e muitas deserções, crise na vida religiosa, sinodalidade - é necessário oferecer aos leigos homens e mulheres melhores oportunidades para estudar teologia ao nível professional. Se falarmos de injustiça, precisamos começar com o ensino da própria teologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diego Pereira Ríos, Universidad Centroamericana José Simeón Cañas

    Profesor de Filosofía y Religión en Enseñanza Media (Uruguay), Maestrando en Teología Latinoamericana UCA, El Salvador”, docente de teología en la Escuela de Teología para Laicos “San Juan Eudes” (Quito-Ecuador). Miembro de Amerindia Uruguay, miembro de la RED CREA Cómplices Pedagógicos para América Latina, miembro del Proyecto “Filósofos de la vida” (Medellín-Colombia), miembro de la Comunidad Bremen – Marcelo Barros (Brasil), escritor en Religión Digital (España) y en Amerindia en la Red. Libros de su autoría: “La fuerza transformadora de la esperanza” (Nueva Visión, 2016), “En un camino liberador desde el Sur” (Rumbo, 2020), “Teologias para um cristianismo libertador” (Senso, Agosto 2021).

Downloads

Publicado

13-09-2022

Como Citar

O (não) dito e (sim) pensado: sobre o ensino da teologia na perspectiva do leigo. (2022). Revista Teopráxis, 39(132), 22-34. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v39i132.65

Artigos Semelhantes

101-110 de 166

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.