Rumo à animação bíblica da vida e da pastoral da Igreja no Brasil

Autores

  • Dom Jacinto Bergmann Arcebispo de Pelotas - RS

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v38i130.48

Palavras-chave:

Animação bíblica, Pastoral, Missão, Vaticano II

Resumo

O texto analisa a reviravolta Bíblica promovida pelo Concílio Vaticano II, destacando alguns encaminhamentos. 1º) Antes do desse Conclave o trabalho evangelizador com a Sagrada Escritura era entendido como um “movimento bíblico”, tendo como finalidade distribuir e dar a conhecer o livro da Bíblia. 2º) Com o Concílio, o trabalho com a Sagrada Escritura passou a ser entendido como serviço pastoral da Igreja. O texto destaca a atuação particular da CNBB, no Brasil e indica que chegou a formular os seguintes objetivos pastorais: “Valorizar a Palavra de Deus na Bíblia como fonte de vivência comunitária e da missão da Igreja” e “chamar toda a Igreja a fazer-se permanente ouvinte da Palavra de Deus, assimilando-a e confrontando-a com a vida” (Documento da CNBB 90). As Diretrizes Gerais da Ação Pastoral – 1991-1994, elaboradas então, oportunamente afirmaram: “O destaque dado à dimensão bíblica vem em boa hora responder ao dinamismo das comunidades eclesiais, dos grupos apostólicos e movimentos que se aproximam da Sagrada Escritura, com novos métodos e nova sensibilidade” (Documento da CNBB 89) A Constituição Dogmática Dei Verbum do Vaticano II, impulsionou grandes avanços no âmbito da exegese e no uso pastoral, catequético, litúrgico e transformador da Sagrada Escritura na Igreja no Brasil. O texto é concluído com a indicação dos passos dados para difusão do texto bíblico na Igreja do Brasil.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas - RS

    Formado em filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Conceição e em teologia pelo Instituto de Teologia e Ciências Religiosas da Pontifícia Universidade Católica – PUCRS. É mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifico Instituto Bíblico de Roma, Itália e pela Escola Superior de Teologia Sankt Georgen de Frankfurt, Alemanha. Possui atualização em Ciências Bíblicas, Faculdade de Teologia de Trier, Alemanha. Atuou como professor de Exegese do Antigo Testamento no Instituto de Teologia e Ciências Religiosas - PUCRS; no Centro de Estudos Teológicos João Vianney de Viamão - RS; no Instituto de Teologia Paulo VI de Pelotas - RS; no Instituto Missioneiro de Santo Ângelo - RS; na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana de Porto Alegre - RS; no Instituto de Teologia de Cascavel – PR e no Centro Educacional La Salle de Canoas - RS (1986 a 1996). Atualmente é arcebispo da arquidiocese de Pelotas – RS e desde 2009 é referencial da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 3 de CNBB.

Downloads

Publicado

23-06-2021

Como Citar

Rumo à animação bíblica da vida e da pastoral da Igreja no Brasil. (2021). Revista Teopráxis, 38(130), 7-18. https://doi.org/10.52451/teopraxis.v38i130.48

Artigos Semelhantes

111-120 de 157

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.