Educar para a partilha e para a solidariedade

desafios atuais

Autores

  • Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP)

DOI:

https://doi.org/10.52451/teopraxis.v40i134.143

Palavras-chave:

Educação, Partilha, Solidariedade, Igreja, Sociedade

Resumo

Educar para a partilha e para a solidariedade exige repensar conteúdos e metodologia, tanto na área social quanto religiosa. O artigo se propõe a refletir sobre os desafios atuais de como fazer educação na perspectiva libertadora, na contramão da educação tradicional. Propõe também uma reflexão em torno do objeto partindo de uma posição sociopolítica definida em favor da vida, da liberdade e da autonomia dos sujeitos envolvidos nos processos educativos, formais e/ou informais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani, Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP)

    Mestra e doutora em Educação pela PUC-SP. Supervisora Escolar aposentada na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (até 2012). Diretora Regional de Educação / DRE São Mateus (2013-2014) e Chefe da ATP/SME (2015-2016). Atua como Coordenadora Pedagógica no Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular – CESEEP desde 2017. Docente universitária (2004 a 2016). Autora de livros e artigos na área de Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Avaliação e Educação Popular. 

Referências

ARROYO, Miguel González. Resistências por vida justa: matrizes de formação humana. In: BEOZZO, José Oscar (Org.). Educar para a um mundo social e racialmente justo. São Paulo: Paulus, 2022.

CNBB. Campanha da Fraternidade 2022 - Texto-Base. Brasília: Edições Cnbb, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30a Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MADURO, Otto. Mapas para a festa:Reflexões latino-americanas sobre a crise e o conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1994.

MARSIGLIA, IVAN. Contardo Calligaris. Trip, 2009. Disponível em: <https://revistatrip.uol.com.br/trip/contardo-calligaris>. Acesso em: 17 out. 2022.

MONTEIRO, Aída; PINI, Francisca Rodrigues. A educação em direitos humanos e a função da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos. In: BEOZZO, José Oscar (Org.). Educar para a um mundo social e racialmente justo. São Paulo: Paulus, 2022.

POSSANI, Lourdes de Fatima Paschoaletto; SANCHEZ, Wagner Lopes. Formação ecumênica e popular em rede: projetos e vínculos solidários. In: POSSANI, Lourdes de Fatima Paschoaletto; SANCHEZ, Wagner Lopes (Orgs.). Formação ecumênica e popular e feita em mutirão: Curso de Verão 25 anos. São Paulo: Paulus, 2011.

ROCHA, André. Educação ambiental e trabalho: água, agroecologia e tecnologias sociais. In: BEOZZO, José Oscar (Org.). Educar para a um mundo social e racialmente justo. São Paulo: Paulus, 2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

Downloads

Publicado

27-10-2023

Como Citar

Educar para a partilha e para a solidariedade: desafios atuais. (2023). Revista Teopráxis, 40(134). https://doi.org/10.52451/teopraxis.v40i134.143

Artigos Semelhantes

21-30 de 130

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.