A imigração e a fome
aspectos do vivido porvenezuelanos/as em Pacaraima – RR
DOI:
https://doi.org/10.52451/teopraxis.v40i134.140Palavras-chave:
Imigração venezuelana, Operação Acolhida, Roraima, FomeResumo
O texto analisa, de uma forma sintética, alguns dos aspectos presentes no cenário migratório atual; enfatiza a correlação da imigração com a questão da fome. O cenário de análise empírica é a cidade de Pacaraima na fronteira com a Venezuela, no estado de Roraima. A análise conclui demonstrando que a Operação Acolhida do governo brasileiro, em conjunto com várias entidades, é de extrema importância para amenizar o sofrimento, permitir alguma esperança de vida melhor no Brasil, bem como resolver o problema premente e vital da fome para grande parte dos milhares de imigrantes venezuelanos.
Downloads
Referências
ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Tendências Globais. Documento, 2022.
AMBROSINI, M. Famiglie nonostante. Come gli affetti sfidano i confini. Bologna: Il Mulino, 2020.
ARENDT, H. Las orígenes del totalitarismo. Madrid: Taurus, 1963.
BAENINGER, R.; VEDOVATO, L. R.; NANDY, S. (Coord.). Migrações internacionais e a pandemia de Covid-19. Campinas: NEPO/Unicamp, 2020.
BAUMAN, Z. Estranhos à nossa porta. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
DUPAS, G. Atores e poderes na nova ordem global: assimetrias, instabilidades e imperativos de legitimação. São Paulo: Editora UNESP, 2005. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539302802
GIUDICI, C.; WIHTOL DE WENDEN, C. I nuovi movimenti migratori. Il diritto alla mobilità e le politiche di accoglienza. Milano: Franco Angeli, 2020.
IDOS, Fondazione. Dossier statistico immigrazione – 2021. Roma: Idos Edizione, 2022.
LEMKE, T. Biopolítica: críticas, debates e perspectivas. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2017.
MACEDO, J. S. Pessoas e mundos em movimento: migrantes haitianos e senegaleses na região da Grande Florianópolis (SC): UFSC, 2019. Tese em Antropologia Social.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Carlos Tedesco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos textos são mantidos pelos autores, no qual concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.