A formação dos leigos e leigas para a conversão paroquial

Autores

  • Clair Favreto Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)
  • Lucas André Stein Diocese de Erexim - RS

Palavras-chave:

Pastoral, Conversão paroquial, Formação de leigos

Resumo

O presente artigo aborda a questão da necessidade de formação dos agentes de pastoral leigos para a realização de uma verdadeira conversão pastoral da paróquia. Todos os batizados possuem a missão de evangelizar. Os leigos, dentro de sua vocação específica, são chamados, primeiramente, a darem testemunho de Cristo na sociedade, para a transformação dela em vista do Reino de Deus. Assumindo a atividade pastoral em sua paróquia, eles ajudam os outros fiéis na vivência de sua fé. No entanto, para que haja um engajamento nas causas sociais e para que a atividade pastoral gere frutos, é preciso que leigos e leigas possuam uma sólida formação integral, unificadora da vida secular com a vida espiritual de forma que estas não sejam vistas como separadas, mas intrinsecamente ligadas. Urge uma sólida formação que gere compromisso e capacite para solução das difíceis questões que no contexto moderno se apresentam para todos, mas de modo particular para os crentes. Para que a conversão pastoral aconteça efetivamente, cristãos leigos e cristãos ordenados, afastando o conceito de hierarquia, devem se compreender em igualdade de dignidade, embora exerçam ministérios diferenciados e trabalhem, no anúncio do Evangelho, de diferentes formas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clair Favreto, Instituto de Teologia e Pastoral (ITEPA)

    Padre da Diocese de Erexim. Reitor do Seminário Maior São José. Professor na Faculdade de Teologia e Ciências Humanas - Itepa Faculdades. Doutor em Liturgia pelo Instituto de Liturgia Pastoral de Pádua, Itália.

  • Lucas André Stein, Diocese de Erexim - RS

    Acadêmico do 4º ano do curso de Bacharelado em Teologia da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas - Itepa Faculdades.

Referências

CELAM. Documento de Aparecida, São Paulo: Paulus, 2008.

CNBB. Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. São Paulo: Paulinas, 2014 («Documentos da CNBB», 100).

CNBB. Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Sal da terra e luz do mundo, Brasília: Ed. CNBB, 2016 («Documentos da CNBB», 105).

COMPÊNDIO DO VATICANO II. Constituição Dogmática Lumen Gentium, 9ª. Ed., Petrópolis: Vozes, 1975.

PAPA FRANCISCO. Exortação Apostólica pós-Sinodal Evangelii Gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.

PAPA JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica Christifideles Laici, São Paulo: Loyola, 1989.

ZANINI, Rogério Luiz. Interpelações metodológico-pastorais à luz da Evangelii Gaudium. In REB. Petrópolis: Vozes, n.75 (298), p.325-350, Abr. 2015.

Downloads

Publicado

10-05-2023

Como Citar

A formação dos leigos e leigas para a conversão paroquial. (2023). Revista Teopráxis, 35(122), 112-125. https://itepa.com.br/ojs/index.php/teopraxis/article/view/136

Artigos Semelhantes

61-70 de 170

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.