As prioridades permanentes na Itepa Faculdades

O curso de Bacharelado em Teologia da Itepa Faculdades, ao longo de mais de quatro décadas de história, tem buscado unir tradição e inovação. Inspirado pelas orientações da Igreja Católica[1] e atento às particularidades socioculturais e eclesiais do norte do Rio Grande do Sul, o curso promove uma formação teológica que integra fé e vida.

A proposta pedagógica da Itepa adota uma abordagem prática, dialógica e participativa. Mais do que cumprir exigências acadêmicas, a formação visa a uma educação comprometida com o Reino de Deus e com a missão evangelizadora, pautando seu saber-fazer na Metodologia Histórico-Evangelizadora. Com isso, o método articula ensino, pesquisa, espiritualidade e extensão, preparando sacerdotes, religiosos e leigos para atuarem com profundidade teológica, sensibilidade humana e compromisso pastoral.

As atividades de extensão e o envolvimento pastoral aproximam os acadêmicos das comunidades, fortalecendo a esperança e evidenciando o rosto de Cristo nos mais necessitados. A pesquisa reafirma a atualidade da revelação divina e aprofunda a unidade entre mente, fé e ação. Ela é entendida como aprofundamento crítico de temas relevantes, geralmente conectados à realidade e às buscas pessoais dos estudantes. Com rigor metodológico, a investigação teológica dialoga com os desafios pastorais e sociais, contribuindo para a construção de respostas contextualizadas à luz do Evangelho.

A espiritualidade é vivida como dimensão essencial da formação. O conhecimento teológico deve alimentar a esperança, inspirar a ação cristã e fortalecer a utopia de um mundo mais justo, humano e fraterno, capaz de mobilizar para a comunhão. Assim, o estudo não se restringe à teoria: transforma-se em critério para o agir pastoral e social. Este esforço é salientado no Guia Acadêmico 2025:

A pesquisa é marcada pelo aprofundamento de um tema específico, na tentativa de ‘resolver’ um problema, que normalmente tem conexão com a busca pessoal e com a viabilidade e a relevância teológico-pastoral enquanto objeto de investigação. O rigor metodológico e o processo sistemático são características fundamentais da pesquisa. A espiritualidade implica um modo de vida. De alguma maneira, o conhecimento com o qual se tem contato precisa transformar-se em subsídio para alimentar a utopia e critério para o agir cristão, portanto, para dar cabo da missão pastoral/social.[2]

A experiência da fé transcende fronteiras e, na Itepa Faculdades, traduz-se em compromisso com os mais vulneráveis, fortalecendo o diálogo entre teoria e prática. O contato próximo entre acadêmicos e professores com diversas realidades sociais enriquece a jornada teológica, tornando-a significativa, libertadora e transformadora[3]. A teologia não trata apenas de um Deus transcendental, mas da sua encarnação na história humana[4]. A práxis de Jesus de Nazaré é o exemplo mais evidente dessa presença divina na realidade.

Por isso, a reflexão teológica deve estar sempre conectada com os desafios e contextos das pessoas, promovendo uma visão crítica diante das mudanças sociais, dos fundamentalismos e da fragmentação que afetam especialmente os mais vulneráveis. Nessa direção, o Bacharelado em Teologia busca incentivar uma educação transformadora, que desperte o compromisso com a dignidade humana e com uma fé que dialogue com a realidade concreta, formando agentes de pastoral capazes de promover justiça e fraternidade.

Em tempos marcados por rápidas mudanças, fundamentalismos e fragmentações, a teologia oferecida pela Itepa se propõe a ser crítica, encarnada e libertadora. Ao partir da realidade, os estudantes não apenas absorvem conhecimentos teóricos, mas são convidados a refletir de modo crítico e transformador. Trata-se de uma jornada que passa pela preparação, escuta ativa e engajamento diante dos desafios contemporâneos.

As atividades extensionistas e o trabalho pastoral promovem uma aproximação sensível com o mundo, evidenciam o compromisso de ver o rosto de Jesus nos mais necessitados e fortalecem a esperança por meio de ações concretas. Além disso, a pesquisa reafirma a relevância da revelação divina nos dias atuais, enriquecendo essa formação integrada que une mente, fé e ação para transformar a sociedade.

Em síntese, a experiência formativa vivida na Itepa Faculdades é um convite a seguir Jesus Cristo de modo comprometido, humano e transformador. Ao colocar a realidade no centro da teologia, o curso forma discípulos e discípulas que refletem criticamente e se engajam com amor e esperança nas urgências do nosso tempo.

Janderson Vieira da Crus
Acadêmico da Itepa Faculdades

Prof. Dr. Regiano Bregalda
Professor da Itepa Faculdades

Referências Bibliográficas:

CONGREGAÇÃO PARA O CLERO. O dom da vocação presbiteral: Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis. Vaticano: Santa Sé, 2016.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. A Igreja na atual transformação da América Latina à luz do Concílio. Petrópolis: Vozes, 1971.

AQUINO JÚNIOR, Francisco de. O reinado de Deus como assunto da teologia cristã. Revista Eclesiástica Brasileira, v. 71, n. 281, p. 47–68, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.29386/reb.v71i281.1065. Acesso em: 07 de abril de 2025.

ITEPA FACULDADES. Devolutiva à comunidade acadêmica da reunião da Coordenação Pedagógica de 24/06/16. Passo Fundo: ITEPA, 2016.

ITEPA FACULDADES.  Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Passo Fundo – RS: Itepa Faculdade, 2021-2025.

[1] CONGREGAÇÃO PARA O CLERO, O dom da vocação presbiteral – Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, 2017. A grande meta da “formação se concentra sobre o configurar do seminarista a Cristo, Pastor e Servo, para que, unido a Ele, possa fazer da própria vida um dom de si aos outros” (n.68)

[2] Guia acadêmico 2025, p. 10.

[3] CELAM, A Igreja na atual transformação da América Latina à luz do Concílio, p.47-48.

[4] Francisco de AQUINO JÚNIOR, O reinado de Deus como assunto da teologia cristã. REB, v. 71, f.

281, p.52.

Fotos: Arquivo Itepa Faculdades