Início
Eventos
Destaque Encontro com Supervisores de Estágio: como posso contribuir para promover a sinodalidade?
A Itepa Faculdades promoveu o Encontro dos acadêmicos e dos professores de Teologia com os Supervisores do Estágio Pastoral, Coordenadores (Arqui)Diocesanos de Pastoral e Formadores da Etapa da Configuração. O evento faz parte dos componentes curriculares Metodologia e Prática Pastoral e Estágio Pastoral Supervisionado.
No início do encontro houve a oração do Ofício Divino das Comunidades e a apresentação dos participantes. Foi apresentado um resumo do primeiro capítulo do Documento Por Igreja Sinodal: comunhão, participação, missão – Documento Final do Sínodo 2021-2024. Em seguida, houve trabalhos em grupos, partilha das reflexões e aprofundamentos a partir das questões: Que elementos de sinodalidade percebe no trabalho em que estou envolvido? Como posso contribuir para promover a sinodalidade?
Segundo a acadêmica e estagiária Ana Laura de Castro Gomes o
encontro nos ajudou a “olhar na nossa prática pastoral sinais de sinodalidade e a pensar como podemos ajudar nesse processo tão bonito que se tornou intrínseco à nossa Igreja, à nossa evangelização. Como disse padre Cláudio de Vacaria ‘a sinodalidade compõe a Igreja, ela muda o fazer da Igreja, muda a nossa ação’, muda nosso ser e nosso agir pastoral. A sinodalidade é um dos mais lindos presentes que Francisco nos deixou”.
De acordo com o acadêmico Rosomar André Beltz Sálvia, “iluminados pelo Documento Final do Sínodo, o encontro com os Supervisores de Estágio proporcionou a aproximação com outras realidades e, em diálogo, se refletiu sobre a presença sinodal em nossas pastorais e a unidade com toda a Igreja sinodal”.
A Supervisora de Estágio Pastoral, Ir. Cleusa Dall Agnol, Coordenadora da Pastoral Hospitalar do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, afirmou que o encontro “foi um momento de sentir-se como grupo que soma, age, escuta, avalia com coragem de caminhar juntos, como peregrinos de esperança, em constante aprendizado e discernimento. Teve confirmações de viver em conversão continua, escuta e cuidado para o viver do ser Igreja, em especial, com os mais necessitados, como viveu e fez Jesus”. Concluiu afirmando: foi “um momento de sinodalidade com um vasto horizonte a percorrer”.
O Pe. Jair Carlesso, Coordenador de Pastoral da Diocese de Erexim e Professor da Itepa Faculdades, durante os aprofundamentos, fez as seguintes pontualizações:
1- Jesus, fundamento/referência de toda a ação evangelizadora: em nossa ação evangelizadora necessitamos sempre nos espelhar em Jesus. O modo de ser de Jesus deve inspirar o modo de ser dos discípulos. Jesus é a fonte inspiradora. Ele veio para “servir e dar a sua vida” (Mc 10,45), sua atenção sempre esteve voltada para os últimos. “Dei-vos o exemplo…” (Jo 13,15).
2- A sinodalidade e a missionariedade são da natureza da Igreja. Por isso, a sinodalidade apresenta-se como uma espiritualidade que deve orientar as ações pastorais: a abertura à escuta; a presença afetiva e efetiva na caminhada eclesial-comunitária; o planejamento conjunto; a coordenação colegiada…
3- A formação como caminho necessário/indispensável: para superar o senso comum; para garantir o processo participativo; para ser sujeito eclesial; para ter uma fé mais adulta, mais comprometida com a causa de Jesus.
4- A sinodalidade aponta para a necessidade de transparência administrativa: aspecto fundamental que sustenta a credibilidade da Igreja perante a sociedade civil; em todas as instâncias, comunidade, paróquia, diocese, pastorais…
O encontro aconteceu no Auditório da Itepa Faculdades, quarta-feira, 30 de abril de 2025.