Professores da Itepa Faculdades realizam Curso de Formação Continuada

A Itepa Faculdades está realizando o Curso de Formação Continuada para professores. O curso se desenvolve em dois núcleos. O primeiro (80 horas) tem como alvo os docentes da Itepa Faculdades e formadores dos seminaristas e, o segundo (60h), a comunidade acadêmica e a comunidade externa.

Durante a sessões de estudos, que tem como alvo os docentes e os formadores, os participantes compartilham suas anotações e reflexões sobre as leituras prévias. Há exposições por parte de assessores/professores convidados, que trazem suas perspectivas e conhecimentos relevantes para os temas abordados. Promove-se debates para aprofundar a compreensão dos tópicos e incentivar a troca de ideias. Ao final de cada sessão, é elaborada uma síntese das discussões e conclusões alcançadas.

Segundo o Coordenador do Curso de Teologia, Pe. Ivanir Antonio Rodighero, “no ano em que celebramos o jubileu ordinário do nascimento de Jesus Cristo, com o lema ‘Peregrinos de Esperanças’, também somos convocados a refletir sobre a dinâmica do nosso peregrinar, uma caminhada que se entrelaça com a própria história da fé. (…) Nesse contexto, a missão de professores no Bacharelado em Teologia da Itepa Faculdades se configura como um caminho de peregrinação no fazer teológico-pastoral, desafiando-nos a viver a fé de maneira ativa, atualizada e engajada”.

Uma das sessões de estudos aconteceu na quarta-feira, 26 de março. O primeiro assessor, Pe. Clair Favreto, fez uma análise dos ritos do Ano Jubilar, especialmente, o Ritual de Abertura e o Ritual de Conclusão. O Pe. Ivanir Antonio Rampon abordou a compreensão de “esperança” que se evidencia na Bula Spes non confundit. Em seguida, os assessores Pe. Ivanir Antonio Rodighero e Prof. Regiano Bregalda fizeram uma exposição sobre o processo de recredenciamento do Curso de Teologia que está acontecendo.

Foto: Arquivo Itepa Faculdades. Alguns professores da Itepa – Aula de Abertura 2025.