A Escola Diaconal iniciou o quarto semestre de estudos na sexta-feira, 28 de fevereiro, com a disciplina de Escatologia. No sábado, houve a Missa de abertura que foi presidida pelo Professor Pe. Valter Girelli.
Pe. Valter recordou que “a Escatologia tradicional estava preocupada com as ‘últimas realidades’, os novíssimos. A escatologia moderna está preocupada com ‘o sentido último das coisas’. Assim ela nos leva a pensar sobre o ‘valor salvífico’ das ações humanas neste mundo. E Jesus nos ensina que o menor dos gestos tem valor salvífico. Diz ele, ‘Quem vos der de beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa’ (Mc 9,41). Assim, também quando Jesus acolhe as crianças: ‘deixai vir a mim as crianças… porque o Reino de Deus é dos que são como elas’ (Mc 10,14). Jesus acolhe as crianças, abraça, toca as crianças e as abençoa. Todos gestos simples, humildes, mas salvíficos. Gestos que todos nós podemos e deveríamos fazer. As crianças lembram sempre os últimos, os excluídos. Todo o gesto em favor destes são critérios de salvação (Mt 25). A salvação vai sendo alcançada ao longo da vida até chegar a plenitude na glória dos céus”, concluiu Pe. Valter.
A Escola Diaconal tem uma duração de seis semestres e dela participam estudantes da Arquidiocese de Passo Fundo e das Dioceses de Erexim e Vacaria. Neste semestre estudarão, além de Escatologia, as disciplinas de Pneumatologia, MPP IV – Planejamento Pastoral, Psicologia e Relações Humanas, Moral Matrimonial, Moral Fundamental, Bioética, Pastoral Familiar, Doutrina Social da Igreja, Patrologia e Introdução à Liturgia. Neste semestre, os estudantes também pedem à Igreja Particular a Admissão para a Ordem Sacra do Diaconato.