A comunidade acadêmica da Itepa Faculdades se reuniu, na manhã de 26 de novembro, para o IV Seminário de Autoavaliação de 2024. Estiveram presentes docentes, discentes e funcionários que buscaram olhar para o caminho percorrido pela IES e pelo Curso de Teologia ao longo do ano letivo. Foi um momento ímpar para analisar e avaliar os destaques positivos que marcaram o caminho realizado, bem como os desafios a serem percorridos no ano vindouro.
O Seminário teve uma organização dinâmica, sendo iniciado com uma oração coletiva dinamizada pelos Setor Religioso do Diretório Acadêmico – DAITEPA, seguido de uma acolhida pelo Diretor da IES, Pe. Ivanir Antonio Rampon. A sequência da manhã foi orientada pelo Coordenador do Curso de Teologia, Pe. Ivanir Antonio Rodighero, que contou com o apoio da Coordenação Pedagógica. No decorrer da atividade, houve momentos de reunião coletiva, em grupos de estudo e partilha das avaliações, bem como aprofundamentos de dois docentes às partilhas tecidas nos grupos, e findada com a sistematização conjunta dos elementos a serem priorizados no próximo ano.
Para o professor Pe. Tiago André Guimarães, que teceu um dos aprofundamentos, as avaliações revelam uma riqueza, pois trazem presente um leque de experiências e percepções sobre o ser Itepa Faculdades e do papel de cada um neste momento histórico em que estamos vivendo. Destacou que “como instituição acadêmica, no momento que estamos vivendo e diante os desafios vocacionais, de alunos e de manutenção administrativa, exigem de nós caminharmos em harmonia com a nossa história, olhando para o momento atual com confiança na graça e o futuro com a coragem da esperança”.
Na mesma direção, a professora Selina Maria Dal Moro, que também ajudou a refletir os destaques desta avaliação, ressaltou que nas partilhas tecidas pelas avaliações, destacam-se a importância das prioridades definidas no Projeto Pedagógico do curso. Rememorou singularmente a partilha de um acadêmico, que afirmava: “As prioridades tiveram uma repercussão significativa em minha caminhada formativa. O estudo me proporcionou a oportunidade de aprofundar os conteúdos trabalhados em sala, especialmente por meio da busca, nos livros, de fundamentos teológicos que complementaram as aulas. Isso enriqueceu minha capacidade de reflexão e análise. Em relação à pesquisa, fui desafiado a explorar temas relevantes de forma crítica, especialmente em áreas que dialogam com a pastoral. A extensão me permitiu desenvolver uma visão de uma teologia encarnada na realidade concreta das comunidades. Por fim, a espiritualidade foi o fio condutor de minha formação teológica e pessoal”.
Segundo o Professor Regiano Bregalda, integrante da Coordenação Pedagógica, “o momento vivido repercutiu de forma significativa e construtiva, mostrando que os processos avaliativos cumprem sua função de orientar a qualificar o saber-fazer teológico-pastoral, bem como intensificar a inserção social da IES, tornando-a ainda mais presente no seio da sociedade”.