Dom Odelir José Magri, Bispo de Chapecó e membro da Assembleia Geral do Itepa – mantenedora da Itepa Faculdades – foi nomeado, pelo Papa Francisco, o primeiro Arcebispo de Chapecó, esta terça-feira, 5 de novembro.
Deste modo, a partir de agora, fazem parte da Assembleia Geral da Itepa dois Arcebispos: Dom Rodolfo Luís Weber, Arcebispo de Passo Fundo e Dom Odelir. Também fazem parte da Assembleia Geral os Bispos de Erexim, Dom Adimir Antonio Mazali; o Bispo de Frederico Westphalen Dom Antonio Carlos Rossi Keller; o Bispo de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra.
Além de Chapecó, também Joinville tornou-se Arquidiocese, sendo nomeado como primeiro Arcebispo, dom Francisco Carlos Bach.
As Dioceses sufragâneas de Chapecó são Caçador, Joaçaba e Lages. A Diocese de Lages, que tem como Bispo Dom Guilherme Werlang, é Associada Conveniada da Itepa Faculdades. As dioceses sufragâneas de Joiville são Blumenau e Rio do Sul.
Biografia e trajetória eclesial
Dom Odelir assumiu o ministério episcopal na Diocese de Chapecó no dia 01 de fevereiro de 2015, sendo nomeado em 03 de dezembro de 2014 pelo Papa Francisco. Foi transferido da Diocese de Sobral, no Ceará, onde atuava como 6º bispo desde o ano de 2010.
Nasceu no dia 18 de abril de 1963, no município de Campo Erê. Ali foi ordenado padre pelos Missionários Combonianos do Coração de Jesus (MCCJ), no dia 17 de outubro de 1992.
Cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba e Teologia no Instituto Católico, em Paris, França. Tem também curso de francês, italiano, espanhol e lingala, a língua da República Democrática do Congo, onde trabalhou de 1992 a 1996. Além desta função exerceu a de formador, conselheiro provincial, no Brasil, vice-superior provincial, assistente geral e vigário geral da Congregação em Roma, Itália.
Entre 1992 e 1996, atuou no Congo onde, em 1996, foi formador dos Postulantes. De volta ao Brasil, em São Paulo e Minas Gerais, exerceu diversas funções. Foi nomeado Bispo de Sobral (CE) pelo Papa Bento XVI, e ordenado em 12 de dezembro de 2010, quando também assumiu o pastoreio daquela Diocese.
Dom Odelir presidiu a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB (2019-2023).
Desde 2015 faz parte da Assembleia Geral da Itepa Faculdades e por várias vezes presidiu Celebrações, participou de eventos e palestrou em nossa Faculdade.
A Itepa Faculdades deseja a Dom Odelir ardor missionário na sua missão pastoral como Arcebispo de Chapecó e membro de nossa Instituição de Ensino Superior.
Fonte: Itepa Faculdades e CNBB
Fotos: Arquivo Itepa Faculdades