Congresso Estadual de Teologia: interpretar profeticamente o presente e vislumbrar novos itinerários para o futuro

Com o tema “Luzes à Teologia e à Pastoral a partir das Constituições do Vaticano II”, aconteceu o Congresso Estadual de Teologia, nos dias 21 a 24 de outubro, reunindo teólogos, professores, estudantes e pesquisadores das diversas faculdades de teologia católicas do Rio Grande do Sul, na Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas). O lema do Congresso era: “Sociedade, Revelação, Igreja, Liturgia: interpretar profeticamente o presente e vislumbrar novos itinerários para o futuro”.

O evento incluía conferências, debates, momentos de silêncio para reflexão individual, apresentação de comunicações científicas, orações e celebrações eucarísticas e momento artístico. Uma inovação foi a adoção da Metodologia da Conversa no Espírito durante as tardes de terça e quarta-feira.

O Congresso contou com renomados teólogos. Jorge Costadoat fez duas conferências: a de abertura abordando os contextos do Vaticano II e sobre a “Lumen Gentium: contexto, texto e impactos na América Latina. Victor Gaudino Feller, abordando a Dei Verbum, dissertou sobre “O Primado da Palavra de Deus na teologia e na pastoral”. Maria Cristina Padilha tratou sobre “Sacrosanctum Concilium: resgate, interpretação e perspectivas teológicas e pastorais numa Igreja chamada à sinodalidade profética”. Por fim, Luís Carlos Susin tratou da temática “Não é do mundo mas está no mundo: a Igreja em suas relações com o mundo de hoje desde a Gaudium et Spes”.

Estudantes e professores da Itepa Faculdades participaram ativamente do encontro ajudando na coordenação, conduzindo momentos de oração (Ofício Divino das Comunidades e Missa), apresentando comunicações científicas, ajudando na Conversa no Espírito como facilitadores e secretários. O Grupo de Espiritualidade e Estudos Re-Vivendo Dom Helder Camara e o Grupo de Pesquisa Teologia, educação e justiça social (Economia de Clara e Francisco) também fizeram comunicações científicas.

Após a solene sessão de encerramento do Congresso, os participantes dirigiram-se ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Medianeira, onde ocorreu uma Celebração Eucarística presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria. Dom Leomar falou sobre o crescimento do número de mulheres que estudam teologia, a mudança climática e o descuido com a natureza cujos efeitos estamos experimentando, a necessidade de manter viva a esperança, de praticar os ensinamentos do Concílio e do magistério do Papa Francisco, a opção pelos pobres, entre outros aspectos. Dom Leomar também fez memória do teólogo Gustavo Gutiérrez, falecido dia 23, destacando sua importante contribuição teológica.

O próximo Congresso está previsto para 2026, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.