A convite da Escola Menino Jesus – Notre Dame, a Itepa Faculdades participou na manhã de 18 de setembro, da recepção da chama crioula. Da Itepa Faculdades participaram, no evento, estudantes, professores, funcionários e direção. Em seu discurso, o Diretor, Pe. Ivanir Antonio Rampon, agradeceu pelo convite e ressaltou que é “importante conhecer a História do Rio Grande do Sul, um Estado, marcado pela presença de diversos povos, culturas e espiritualidades. Local de sonhos, de esperanças, de conflitos, de contradições sociais e, infelizmente, de guerras. É importante conhecer a história pois ela pode ser mestra e nos ensinar o que precisamos renunciar e o que precisamos optar no intuito de fazermos uma história marcada pela fraternidade universal e amizade social, como nos tem pedido o nosso querido Papa Francisco!”.
O Diretor disse que no Curso de Teologia, há uma disciplina que estuda a História da Igreja Regional “desde os primórdios quando Neenguirú foi convidar o Pe. Roque Gonzalez, além do Rio Uruguai, para vir a esta região – então chamado Tape – a fim de organizar comunidades inspiradas nas primeiras comunidades cristãs” e, que neste ano, “nossos acadêmicos visitaram as ruínas das Reduções Guaraníticas visando refletir a mística do projeto missioneiro, tendo nos olhos o Rio Grande do Sul que queremos: um Rio Grande que vive o amor, a fraternidade, a solidariedade; que cuida desta terra/deste pago com reverência e difunde a cultura da paz”.
Também participaram da recepção da Chama Crioula, trazida pelo Grupo de Cavaleiros do Planalto Médio, representantes da Atitus Educação e da Brigada Militar. Na hora do intervalo, a Comunidade Acadêmica – Daitepa, Equipe Técnica, Professores – promoveram um Café de Chaleira partilhado.