Grupos de Pesquisa partilham conhecimentos com a comunidade acadêmica
No dia 21 de agosto, como previsto no Guia Acadêmico 2024, Professores, Acadêmicos e membros da Equipe Técnica reuniram-se nas dependências da Itepa Faculdade para a apresentação e apreciação dos resultados das pesquisas dos Grupos de Pesquisa organizados e atuantes na Itepa Faculdades.
Após a oração, coordenada pelo setor religioso do Daitepa e da audição do Hino do Itepa, a palavra esteve à disposição do Diretor dessa Instituição, Pe. Ivanir Antonio Rampon, que saudou os presentes e teceu uma profunda reflexão sobre o papel da pesquisa na história da Itepa Faculdades e na formação dos acadêmicos que realizaram sua formação teológica em vista do presbitério ou como agentes de pastoral.
Dando sequência, o Pe. Ivanir Antonio Rodighero, Coordenador do Bacharelado em Teologia refletiu e mobilizou os participantes para a compreensão dos sentidos da pesquisa para a formação cognitiva, como experiência humana, que perpassando os tempos de preparação dos temas de estudo tanto por parte dos docentes, quanto dos discentes, se condensa na sala de aula, no diálogo entre os sujeitos do processo formativo. Em outros termos o Pe. Ivanir Rodighero refletiu sobre a pesquisa na Itepa Faculdades a partir do tema: Pesquisa, papel e impacto transversal.
Seguiu-se a estas reflexões, em dois momentos, a apresentação dos projetos. Na primeira parte da manhã, ou seja, das oito horas e trinta minutos às nove horas e quarenta minutos com a destinação de quinze minutos para cada projeto iniciou-se a apresentação dos grupos. A primeira apresentação foi do histórico Grupo interdisciplinar e interinstitucional “Grupo de Espiritualidade e Estudo Re-Vivendo Dom Helder Camara”, coordenado pelo Prof. Dr. Ivanir Antonio Rampon, Pe. Jean Carlos Demboski e Maristela Tesser Baseggio.
Em sequência, tiveram voz os projetos “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”, e “Teologia, negritude e sociedade”, ambos coordenados pelo Prof. Ms. Pe. Ari dos Reis. O Prof. Ms Pe. René Zanandrea, deu voz ao corpo docente que atua no campo de Metodologia da Prática Pastoral – MPP apresentando o projeto de estudos Metodologia Histórico-Evangelizadora. Concluíram-se as apresentações deste primeiro momento com o projeto “Santo Afonso Maria de Ligório e a Teologia Moral Fundamental” coordenado pelo Prof. Ms. Pe. Maicon A. Malacarne e pelo Acadêmico Evandro Fruet.
A segunda parte da manhã foi destinada ao grupo “Teologia, Educação e Política”. Neste grupo de estudos e pesquisa, coordenado pelos Prof. Dr Regiano Bregalda, Prof. Dr. Neri Mezadri e Prof Ms Selina Maria Dal Moro participam os acadêmicos Anderson Munari, Ana Laura Castro Gomes, Gabriel Olivo Maróstica Menegon, Janderson Vieira, Renato de Cezare, Rodrigo Isotton e William Vinícius Preto. Com a destinação de 45 (quarenta e cinco) minutos o grupo apresentou o projeto “A economia de Francisco e Clara”.
Os estudos deste grupo iniciaram no 1º semestre de 2023 seguindo neste semestre em curso de 2024, centralizados na crítica ao modelo neoliberal de organização socioeconômica, provocador, sobretudo na concentração da riqueza e sobre a compreensão do projeto do Papa Francisco para uma economia humana, includente, justa, equânime e solidária.
Finalizando a manhã de estudos o Prof. Dr. Pe. Rogério Zanini apresentou, num tempo de quinze minutos, uma síntese da reflexão produzida a partir das reflexões realizadas no encontro dos professores de MPP sobre Metodologia Histórico-Evangelizadora.
Ao final da sessão de estudos em nome de toda a Comunidade Acadêmica, o prof.ª Ms. Selina Maria Dal Moro, Coordenadora do Setor de Pesquisa da Itepa Faculdades, que coordenou este evento, agradeceu aos grupos que apresentaram os resultados de suas pesquisas. Ao mesmo tempo convidou o Diretor para sua mensagem e a benção final a todos os participantes.