Início
Eventos
Destaque Comunidade acadêmica da Itepa Faculdade realiza Seminário de Autoavaliação Institucional
A comunidade acadêmica da Itepa Faculdades realizou o Seminário de Autoavaliação Institucional referente ao período letivo de 2024/1. Na oportunidade, estiveram presentes docentes, discentes e funcionários da Instituição no qual puderam socializar, analisar e refletir os alcances teórico-pedagógicos vividos e os desafios ainda a serem perseguidos ao longo do presente ano.
Além das prioridades permanentes, esta avaliação visou analisar se a IES está cumprindo sua missão e suas diretrizes manifestadas em seu PDI e PPC, a saber, a de promover a qualificação de um “sujeito humano, de modo integral, especialmente nas dimensões epistemológica, ética e religiosa, ajudando-o a compreender criticamente o pensamento teológico e a exercitar de forma responsável a relação entre fé e razão em vista de sua espiritualidade e de sua cidadania” (PDI, p. 11). Por isso, além de socializar e pensar juntos os caminhos formativos que envolvem toda a comunidade acadêmica, foi promovido uma partilha e reflexão sobre os processos formativos que se está vivenciando.
O Seminário foi iniciado com uma oração conduzida por representantes dos discentes; seguido de uma acolhida da comunidade realizada pelo diretor da Itepa Faculdades, Pe. Ivanir Antonio Rampon; e teve a condução dos trabalhos pelo professor Ivanir Antonio Rodighero, coordenador do Curso de Teologia e membro da CPA. Foram mobilizados grupos de trabalho para socialização e apreciação dos resultados das avaliações, socialização dos elementos positivos e desafios a serem perseguidos, bem como aprofundamentos dos pontos fortes que foram aparecendo ao longo das partilhas. Isso manifesta mais uma vez a importância da autoavaliação institucional que vem qualificar o seguimento do projeto do Reino de Deus, bem como a preocupação da Itepa Faculdades em qualificar seus processos formativos.
O Seminário aconteceu no dia de 25 de junho de 2024 e contou com um momento de aprofundamento realizado pelo Prof. Pe. Dirceu Balestrin. Ele recordou que a Itepa Faculdades tem apreço pelo método participativo, tem o estudo como prioridade permanente, envolve os estudantes da organização dos eventos, oferece grupo de pesquisas. Percebe a necessidade de toda a comunidade acadêmica se empenhar no fortalecimento da animação vocacional: “precisamos de mais vocações sacerdotais, religiosas e leigas”, que estudarão na Itepa Faculdades e ajudarão na missão das Igrejas Particulares.