Aconteceu na manhã desta terça feira (16), nas dependências da Itepa Faculdades o encontro com os supervisores de estágio, coordenadores diocesanos de pastoral, acadêmicos, formadores e professores da instituição. O encontro é promovido pela disciplina de Metodologia e Prática Pastoral (MPP), que perpassa todo o processo acadêmico nos 8 níveis do curso de Bacharelado em Teologia.
Além do momento da oração das laudes, as atividades da manhã tiveram seu início com uma acolhida proferida pelo diretor da Instituição, Padre Ivanir Antonio Rampon, que reiterou a importância do encontro para as atividades acadêmicas e também pastorais, ressaltando alguns aspectos mencionados no Guia acadêmico 2024.
Após a acolhida, uma breve apresentação foi realizada para criar um ambiente de proximidade. Assim, a manhã foi dividida em espaços de partilha, reflexão, silêncio e verbalização de ideias.
A primeira parte da manhã foi permeada por uma perspectiva eclesial diante das realidades pastorais, que foram apresentadas por três acadêmicos e três supervisores de estágio pastoral. Em busca de luzes pastorais, acadêmicos e supervisores de estágio pastoral puderam partilhar o que percebem, o que têm feito diante dos desafios e perspectivas nas comunidades onde atuam. Falaram, também, do que esperam uns em relação aos outros.
Diante da perspectiva do esperançar novos caminhos e discernir as ações pastorais para uma Igreja em saída, os convidados ressaltaram diferentes aspectos, alguns em comum, que foram refletidos diante de suas realidades pastorais. Após a partilha, um momento de silêncio foi conduzido para que os presentes pudessem refletir sobre as questões apresentadas.
A manhã de encontro contou ainda com um painel sobre o acompanhamento acadêmico no Estágio Pastoral Supervisionado. Foram ressaltados o papel do supervisor no acompanhamento pastoral, o compromisso da Itepa Faculdades e seu papel extensivo-reflexivo e, por fim, a formação integral como horizonte da evangelização.
O encontro foi encerrado com um diálogo sobre alguns desafios para seguir o trabalho de agentes de pastoral, buscando uma síntese positiva dos trabalhos da manhã.
Texto: Eduardo Martello