Curso de Extensão em Arte Sacra – Inscrições Abertas – Presencial e Online

CURSO DE EXTENSÃO EM

ARTE SACRA

“Contemplar a grande arte, expressão da fé, nos ajuda a reencontrar o que conta na vida. De fato, a arte cristã conduz dentro de si e se eleva acima de si mesma: nos leva ao Amor que nos criou, à Misericórdia que nos salva e à Esperança que nos espera” (Papa Francisco)

OBJETIVOS DO CURSO

Geral

Proporcionar compreensão teológica, mistagógica, espiritual e pastoral sobre a arte sacra, arquitetura e espaço sacro, sobretudo o que compreende os espaços das celebrações comunitárias.

Específicos

  • Resgatar a fundamentação e as orientações do Concílio Vaticano II sobre a arte sacra.

  • Conhecer alguns estilos de arte sacra durante a história da Igreja.

  • Refletir sobre a importância e a dignidade do espaço litúrgico, auxiliando os estudantes a serem agentes para ajudar a reorganizar os espaços litúrgicos das comunidades para que sejam belos e funcionais tanto para a liturgia quanto para a participação ativa dos fiéis.

JUSTIFICATIVA

Este curso desenvolverá os conceitos principais da arte, a partir do ponto de vista do sagrado, e como eles se manifestam nos elementos que compõem a arte sacra: arquitetura, pintura, escultura, mosaico, vitral, espaço litúrgico. Estes conceitos serão sempre exemplificados e ilustrados com a arte sacra desenvolvida ao longo da história ou do tema aprofundado. O ponto de vista da análise da arte sacra é o da estética que se articulará com outras áreas teológicas que a fundamentam, seja na área bíblica, na história da Igreja e na pastoral, auxiliando a compreender como a arte ajuda a expressar os conceitos de Igreja ao longo da Tradição Cristã. A articulação maior, porém, se dá nas áreas da Liturgia e dos Sacramentos, pois é a partir da arte sacra que a Igreja se reúne para celebrar o Mistério Pascal de Cristo.

PÚBLICO-ALVO

Estudantes do Curso de Teologia (Bacharelado); Lideranças das diversas Pastorais, Movimentos e Organismos da Igreja, Religiosos(as), Catequistas, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Integrantes das Equipes de Liturgia, Lideranças em Geral, Estudantes de Artes, lideranças de Comunidades e demais admiradores interessados em aprofundar sobre os Artes Sacras.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Teologia do Espaço Litúrgico;

  • Mistagogia do Espaço Litúrgico;

  • História da Arte Sacra na Tradição Cristã;

  • Concepção de Arte Sacra do Concílio Vaticano II;

  • Estudo do estilo da arte sacra de Giotto;

  • Beleza e arte contemporânea na concepção de Rubnik e Pastro;

  • A escrita iconográfica cristã;

  • Estudo dos Afrescos, Mosaicos, Vitrais, Imagens…;

  • Projetos, construção e adequação do espaço sagrado.

Modalidade: Presencial e Online (Obs: Online para quem mora fora de Passo Fundo).

Duração: 10 encontros nos meses de abril, maio, junho e julho (29 de abril a 01 de julho de 2024).

Periodicidade: Segundas-feiras, 19h00min às 22h;

Assessoria e coordenação: Prof. Dr. Pe. Clair Favretto. Mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Católica do RS e Doutor em Liturgia pelo Instituto de Liturgia Pastoral de Pádua (Itália); Pároco da Catedral São José de Erexim; Professor no Bacharelado de Teologia e nos cursos de Extensão em teologia da Itepa Faculdades nas disciplinas: Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã, Fundamentos e História da Liturgia e Arte Sacra).

Investimento: 100,00 de inscrição + 2 mensalidades de R$ 100,00;

Carga Horária e certificação: ao final do curso será emitido um certificado de 30 h/a desde que tenha a frequência de, no mínimo, 75% de participação;

Inscrições de 05 de abril a 28 de abril. Clique aqui.