Jesus não ressuscitou em vão!

Páscoa é celebrar a vitória de Jesus!

Ele venceu quando ressuscitou, mas também venceu sendo fiel ao Pai, buscando a “amizade social” e a “fraternidade universal”, mesmo que isto custasse carregar a cruz e nela ser morto!

Por isso, podemos dizer que, em Jesus, Páscoa é celebrar a vitória da vida sob as forças de morte tais como o ódio e a inimizade social!

Celebremos a ressurreição de Jesus não meramente como algo do passado, mas como “uma força de vida que penetrou o mundo” (EG 276).

Sim, Ele está vivo e não nos abandona. Onde parece que tudo morreu, voltam a aparecer rebentos da ressurreição e, por mais que cortem, voltam a despontar, porque “a ressurreição do Senhor já penetrou a trama oculta desta história; porque Jesus não ressuscitou em vão. Não fiquemos à margem desta marcha da esperança viva!” (EG 278).

Sejamos capazes de reagir com um novo sonho de fraternidade universal e amizade social! Este é o pedido do Papa Francisco, da Campanha da Fraternidade 2024 e de tantas irmãs e irmãos! Este foi o sonho que inspirou a vida de Jesus (Mt 23,8), um chamado à união, compaixão e solidariedade entre todos os seres humanos, independentemente de suas diferenças.

Que possamos nos unir para tornar este sonho uma realidade, construindo um mundo onde a fraternidade seja a base de nossas relações e a amizade social seja valorizada como um princípio fundamental de nossa existência.

E que este novo sonho nos leve a um amor que ultrapasse as barreiras do espaço e do tempo; desejoso de abraçar todas as pessoas; comunicando o amor de Deus; recusando impor doutrinas por meio de uma guerra dialética; livrando-se de todo o desejo de domínio sobre os outros (FT 1-4).

Este sonho nos leve a romper as cadeias que nos isolam e separam e a construir pontes, no desejo de edificar uma grande família na qual todos possamos nos sentir em casa, porque há amor que sabe de compaixão e dignidade (FT 62).

Nos leve a viver a vocação para formar uma comunidade de irmãos que se acolhem mutuamente e cuidam um dos outros. Nos leve a alargar o nosso círculo para chegar àquelas pessoas que espontaneamente não fazem parte do nosso mundo de interesse, embora estejam perto de nós (FT 96-97).

Este sonho nos conduza a procurar o melhor para a vida das pessoas. Nos leve a buscar um renovado encontro com os setores pobres e vulneráveis vivenciando um empenho incansável de reconhecer, garantir e reconstruir concretamente a dignidade, tantas vezes esquecida ou ignorada, destes nossos irmãos e irmãs (FT 233).

A ressureição de Jesus “é uma força sem igual. É verdade que muitas vezes parece que Deus não existe: vemos injustiças, maldades, indiferenças e crueldades que não cedem. Mas também é certo que, no meio da obscuridade, sempre começa a desabrochar algo de novo que, mais cedo ou mais tarde, produz fruto. (…) Esta é a força da ressurreição, e cada evangelizador é um instrumento deste dinamismo” (EG 276).

Inserindo neste novo sonho de fraternidade universal e amizade social, a Itepa Faculdades deseja a você, seus familiares e comunidade,

BOAS FESTAS PASCAIS!