“Experiência formativa” da Itepa Faculdades será enviada para a Secretária Geral do Sínodo

Equipe Arquidiocesana para o Sínodo e convidados

A dinâmica do processo sinodal que estamos vivendo desde 2021 propõe que as dioceses de todo o mundo participem ativamente de cada etapa. Assim foram oferecidas diversas formas de escuta e discernimento nas fases diocesana, continental e universal.

Neste momento, as Equipes Diocesanas e convidados estão respondendo duas questões a partir das experiências locais e do relatório-síntese da primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Cada diocese também pode enviar para a Secretaria Geral do Sínodo uma experiência que considera significativa para fazer crescer um dinamismo sinodal missionário.

A Equipe Arquidiocesana da Arquidiocese de Passo Fundo escolheu a experiência formativa da Itepa Faculdades, como afirma uma notícia publicada no site da Arquidiocese e transcrita abaixo. Trata-se da experiência formativa no bacharelado em teologia, na pós-graduação e nos cursos de extensão, merecendo destaque a formação de catequistas de Iniciação à Vida Cristã.

A Itepa Faculdades agradece a indicação comprometendo-se a fazer uma teologia sinodal e a serviço da sinodalidade, como está expresso no Guia Acadêmico 2024.

***

Equipe Arquidiocesana para o Sínodo

A Equipe Arquidiocesana para o Sínodo 2021-2024 realizou um encontro, dia 23 de fevereiro, na casa de retiros da Arquidiocese com o objetivo de dar seguimento aos passos nesta etapa sinodal. Após o momento de oração, seguindo o método da Conversação no Espírito, aconteceu a partilha das questões enviadas pela Secretaria Geral do Sínodo.

a) A nível de cada Igreja local: COMO valorizar a corresponsabilidade diferenciada na missão de todos os membros do Povo de Deus? 

 

b) A nível das relações entre Igrejas, entre grupos de Igrejas e com o Bispo de Roma: COMO articular criativamente estas relações para encontrar “um equilíbrio dinâmico entre a dimensão da Igreja no seu conjunto e o seu enraizamento local” 

Por último a escolha de uma boa prática ou experiência significativa para fazer crescer um dinamismo sinodal missionário que vem acontecendo na Arquidiocese, esta experiência foi escolhida as atividades formativas da Itepa Faculdades.

Encerramos o encontro com um momento de oração de ação de graças pela ação do Espírito.

Fonte: Equipe Arquidiocesana para o Sínodo