Aula Inaugural: Dom Guilherme pede reflexão e prática da fraternidade e da amizade social

A Aula Inaugural 2024, na Itepa Faculdades, tratou da temática da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Amizade Social”. O assessor convidado foi Dom Guilherme Antônio Werlang, Bispo de Lages, SC e presidente do Grupo de Trabalho Pacto pela Vida e pelo Brasil, acordo celebrado entre a CNBB, a OAB, a Comissão Arns, a Academia Brasileira de Ciências, a Associação Brasileira de Imprensa e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Segundo Dom Guilherme, construir a amizade social é um grande desafio mundial que exige opção em prol do diálogo e da paz. O lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” precisa nos levar a assumir um processo de conversão, corrigindo nossas incoerências quando buscamos ser superiores e privilegiados nas relações sociais e eclesiais. Esta “superioridade”, muitas vezes, é tida como “normal” ou “natural” e, por isso, não as enxergamos se não nos colocamos em atitude de silêncio, oração e revisão do Projeto de Vida que praticamos. Da mesma forma, acabamos confundindo ministério/serviço com privilégios de poder. Estas questões precisam ser refletidas nas faculdades de teologia, nas casas de formação e em outros ambientes buscando que a fraternidade e a amizade social se consolidem com mais vigor.

Antes da Aula Inaugural houve uma Celebração Eucarística presidida por Dom Guilherme, com a presença da Comunidade Acadêmica, de Bispos, Presbíteros, Diáconos e convidados e convidadas. À tarde do dia 21 de fevereiro, aconteceram as Assembleias do Conselho de Administração e das Associadas (foi feita a apresentação e a aprovação das atividades de 2023 e da projeção para 2024) e uma Assembleia Extraordinária das Associadas na qual foi aprovado o novo Estatuto do Itepa.

Fotos