Formação para Catequistas Caminho de Iniciação à Vida Cristã 3

Formação para Catequistas
Caminho de Iniciação à Vida Cristã 3
Diocese de Chapecó, SC

Objetivo: Construir um espaço de formação, reflexão e vivência do processo do caminho de IVC que esclareça e aprofunde os fundamentos para uma vida cristã em vista do seguimento de Jesus Cristo.

“Desenvolver um processo que leve a uma maior conversão a Jesus Cristo, forme discípulos/as, renove a comunidade eclesial, e suscite missionários que testemunhem sua fé na sociedade” (IVC – Doc. 107, n. 141).

Cronograma: De 12 de MARÇO a 16 de JULHO de 2024 – total 10 encontros.

Periodicidade: Presencial online, quinzenal, (às terças-feiras).

Horário: 19h30min às 21h30min (meia hora para testemunho e outras questões).

Modalidade: Online – Google Meet – plataforma da Itepa Faculdades.

Público-alvo: Catequistas da Diocese de Chapecó e outras lideranças.

O Sentido deste Processo de Formação

A Escola de Catequistas para a formação do caminho de IVC é uma iniciativa da Diocese de Chapecó, em conjunto com a Itepa Faculdades (Passo Fundo/RS). Este projeto nasceu da necessidade das catequistas e equipes das paroquias receberam um aprofundamento sobre o material produzido pela Diocese.

A proposta do curso tem como inspiração o documento 107 da CNBB – Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários. Neste itinerário encontramos os fundamentos da IVC na forma como compreendem e sugerem os Bispos. O caminho (mistagogia) da IVC se coloca dentro desta perspectiva. A IVC propõe um caminho de amadurecimento na fé, de fazer “arder o coração e colocar os pés a caminho” para conhecer melhor quem é Jesus, seu jeito de rezar e se relacionar. É Jesus que dá um novo sentido as nossas existências: vida nova, comprometida com o projeto do Evangelho. Eis a missão do cristão: anunciar, com alegria, o Cristo ressuscitado e promover a vida em todas as suas circunstâncias.

Os encontros da Escola para formação do caminho de IVC aprofundarão os temas trabalhados no livro Caminho de iniciação à vida cristã 3 organizado pela equipe da Diocese de Chapecó.