Pós-graduação em Metodologia Pastoral e Iniciação à Vida Cristã – depoimentos

Com espírito de alegria e de compromisso a turma voltou a se encontrar nas dependências da Itepa Faculdades para a última etapa da pós-graduação. A turma chegou com entusiasmo para continuar a “Refletir a metodologia pastoral e a Iniciação à Vida Cristã na perspectiva de uma evangelização querigmática, mistagógica e missionária em vista do Reino de Deus”, como indica o objetivo geral do curso.

Conforme os objetivos, toda a perspectiva do curso versou sobre a possiblidade da formação ajudar a:

– Refletir desafios metodológico-pastorais da ação evangelizadora;

– Compreender as diversas concepções referentes à Iniciação à Vida Cristã;

– Recuperar às fontes bíblicas e patrísticas como itinerários espirituais;

– Analisar as posturas pastorais e seus respectivos modelos eclesiológicos em vista de uma Igreja em Saída;

– Interpretar os desafios da pastoral urbana como lugar teológico;

– Investigar os caminhos da IVC e promover itinerários bíblico-pastorais que inspiram novas formas de evangelização;

– Contribuir para que a práxis evangelizadora seja mistagógica e querigmática;

– Promover uma formação sólida ancorada na vida em comunidade em vista do seguimento a Jesus Cristo, caminho, verdade e vida (Jo 14,6);

– Retomar a eclesiologia do Papa Francisco na perspectiva de uma Igreja de Discípulos(as)-Missionários-(as) (Evangelii Gaudium).

O significado do Curso para a missão evangelizadora.

Com o intuito de escutar os cursistas, solicitamos para que pudessem registrar e falar sobre a importância da pós-graduação para suas vidas e missão.

“Anunciar Cristo significa mostrar que crer nele e segui-lo não é algo apenas verdadeiro e justo, mas também belo, capaz de cumular a vida de um novo esplendor e de uma alegria profunda, mesmo no meio das provações” (EG 167).

“Inicio meu pequeno texto afirmando a beleza de seguir Cristo, e, por esta beleza, a importância de se ter um itinerário formativo, um plano de estudo e uma disponibilidade provada a cada dia. Estudar, se colocar num processo como este exige tempo e atitude. Tudo isso, para tornar o anúncio do Evangelho belo, profundo, isto é, Kerigmático e Mistagógico. Pois, quanto mais conheço e vivencio minha fé, mais me comprometo com a causa do Reino, mais me torno testemunha do que professo, mais vivo meu batismo. Renovo e reforço as minhas convicções de que a Iniciação à Vida Cristã é o caminho da renovação da Igreja, mas que para isso, é necessário metodologia e uma metodologia participativa como tanto nos ensinou os professores da Itepa Faculdades, recordando o seu e agora nosso Pe. Eli Benincá. Por isso, agradeço imensamente a Itepa Faculdades por este tempo profundamente rico de aprendizagens, partilhas e amizades. Com certeza, a beleza deste tempo me ajudará na missão, a beleza do conhecimento partilhado por cada professor me ajudará na continuidade do processo, apostando na formação em todas as suas organizações e métodos”.

“A pós graduação tem sido um momento oportuno para amadurecer e desenvolver o conhecimento e a compreensão da relação entre a iniciação à vida cristã e o caminho/metodologia que perpassa esse processo. Além disso, nunca saímos iguais depois de tudo o que aprendemos. Gratidão aos professores e direção por essa oportunidade”.

“Ter frequentado as aulas na Pós Graduação em Metodologia Pastoral e Iniciação à Vida Cristã, foi uma escolha muito positiva, pois a mesma ofereceu subsídios para o trabalho pastoral na minha paróquia. Com as contribuições das disciplinas do curso consegui elaborar projetos junto às pastorais existentes, bem como a organização de outras pastorais que a minha Paróquia não tinha. Também contribuiu para a aquisição de novos conhecimentos, descobertas, incentivando a leituras e pesquisas. Não só para cumprir o ciclo acadêmico, mas para me preparar e abraçar a missão que escolhi na comunidade”.

“O curso proporcionou uma reflexão acerca de nossa prática pastoral e comunitária. O estudo, diálogo e vivências em grupo foram fundamentais para fortalecer nossa fé e aprofundar nossa compreensão do processo de Iniciação Cristã. Percebemos a importância de um compromisso pessoal e comunitário para que a conversão aconteça. A troca de experiências entre o grupo nos motiva a persistir na caminhada renovando assim nosso compromisso de batizados!”.

Fonte: Coordenação da Pós-Graduação em Metodologia Pastoral e Iniciação à Vida Cristã.