Mensagem de Natal

Hoje nasceu para nós o Salvador

       “Hoje nasceu o Salvador.” Este foi o lema escolhido pelo Regional Sul 3 da CNBB para os encontros de preparação ao Natal de 2023. Os encontros nos convocaram a acolher o Salvador em nosso “hoje”. Jesus “nasce hoje” de várias maneiras: quando vivemos o Batismo, quando celebramos a Eucaristia, quando acreditamos na Família, quando participamos na Comunidade, quando vivemos o Perdão…

       O lema evoca o nascimento de Jesus, quando o Anjo do Senhor apareceu aos pastores, que estavam nos campos cuidando de seus rebanhos, e anunciou a Boa Notícia: “Não tenham medo! Eu trago boas novas a vocês, que serão alegria para todo o povo. Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor.” Isto ocorreu quando o Império Romano exercia domínio e havia agressividades entre as pessoas que causavam pobreza, doença, confusão (endemoniamento) e escravidão. O Anjo anunciou a chegada de um Salvador destinado a fortalecer as relações de justiça, ternura, irmandade, amizade e paz para os pobres e desprezados.

       Infelizmente, nosso mundo atual também está assolado pelos ventos da guerra, diversos tipos de preconceitos e intolerâncias, agressividades e inimizades, além de um modelo de desenvolvimento que acarreta degradação humana, social, ambiental e espiritual. Nesse contexto – como docentes e discentes – somos chamados a recordar as palavras de Jesus destinadas aos seus discípulos: “Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo” (Jo 17,15-16).

       Que possamos acolher o Mistério do Natal, entoando glórias a Deus nas alturas e promovendo a sinodalidade e a paz entre as pessoas, as comunidades e os povos! Que possamos ser um centro de Teologia e Pastoral comprometido com a superação das ameaças à vida, despertando esperança e tendo como referência a fé no Deus que se fez Criança.

       Pedimos a graça de reconhecer a presença de Jesus Cristo, especialmente no rosto das crianças, dos pequeninos e dos indefesos, pois o Filho de Deus assumiu a carne para inspirar-nos a sermos semelhante a Ele, elevando-nos ao reino do Pai, conforme nos lembra Santo Irineu:

assumiu a carne para animar o homem a tornar-se semelhante a Si mesmo, destinando-o a ser imitador de Deus e elevando-o ao reino do Pai para que pudesse ver a Deus e ter acesso ao Pai. O Verbo de Deus habitou entre os homens e fez-se Filho do homem para acostumar o homem a compreender a Deus e Deus a habitar no homem, de acordo com o beneplácito do Pai (Santo Irineu).

Feliz Natal e um abençoado 2024.