Escola Diaconal avalia o 1º Semestre de Estudos

As Diretrizes para o Diaconado Permanente afirmam que o diaconado permanente, “antes de ser um serviço, é uma vocação, um dom de Deus à sua Igreja” (nº 131). Por isso, o que justificou a criação da Escola Diaconal foi o fato do diaconado permanente ser um ministério da/na Igreja. A Escola Diaconal foi criada e começou suas atividades em 2017 e, em 4 de agosto de 2023, a segunda turma iniciou seus estudos.

Chegando ao final do primeiro semestre de atividades, tendo presente que a avaliação é parte constitutiva do processo com o intuito de revigorar e dar novo impulso à caminhada formativa, aconteceu no dia 9 de dezembro de 2023, uma avaliação geral do semestre, com projeções para o próximo.

O processo avaliativo começou com um questionário que fora entregue a cada estudante em novembro para responder uma série de questões abrangendo: a) o estudo de teologia; b) a proposta da Escola Diaconal; c) a própria participação.

As respostas foram entregues à Coordenação a fim de serem sistematizadas. Mas antes disto, houve um momento com algumas partilhas das respostas e um aprofundamento realizado pelo Coordenador da Escola Diaconal, Pe. Ivanir Antonio Rampon, que citando a Dei Verbum nº 25 destacou a importância de os futuros diáconos manter contato íntimo com as Escrituras, mediante a leitura assídua, a oração e o estudo aprofundado para não se tornar – como dizia Santo Agostinho – “pregador vão e superficial da Palavra de Deus, por não a ouvir de dentro”. O estudo de Teologia da Escola Diaconal ajuda a “ouvir as Escrituras de dentro”, examinando os contextos em que os textos foram escritos e para quais finalidades; auxilia a entender o sentido mais profundo das Escrituras, conferindo solidez à fé, alimentando a espiritualidade e a missão.

O currículo do primeiro semestre contou com: 1) Abertura: (Dom Rodolfo Luís Weber e Pe. Ivanir Antonio Rampon; 2) Missão e Teologia do Diaconato (Dom Silvio Guterrez Dutra); 3) Introdução à Bíblia e História de Israel (Pe. Jair Carlesso), 4) Religiosidade Popular (Prof. Neri Mezadri); 5) Teologia Profética (Pe. Cassiano Pértile); 6) Teologia Sapiencial (Pe. Jair Carlesso); 7) Metodologia e Prática Pastoral I – Fundamentação (Pe. Ari dos Reis). O Monitor foi o acadêmico do 4º ano de Teologia Cléber Vieira da Silva. O segundo semestre da Escola Diaconal iniciará dia 1º de março de 2024.