Formatura do 3º curso de Extensão em Teologia na Diocese de Erexim

No ano passado e neste, a Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Itepa Faculdades e a Diocese de Erexim realizaram o terceiro Curso de Extensão em Teologia em Erechim com 28 concluintes. O curso foi encerrado sexta-feira, dia 08, solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, com missa na Igreja N. Sra. Aparecida, Bairro Bela Vista da sede diocesana.

A Missa foi presidida pelo Pe. Clair Favreto, Pároco da Catedral São José, um dos coordenadores e professor do curso. Concelebraram os padres Jair Carlesso, Pároco local e outro coordenador e professor do curso; Ivanir Antonio Rampon, diretor da Itepa Faculdades e Coordenador da Escola Diaconal e Vigário Paroquial da Paróquia N. Sra. de Fátima em Passo Fundo; Agostinho Dors, Vigário Geral da Diocese de Erexim; José Carlos Sala, Reitor do Seminário e Santuário de Fátima, que animou os cantos; Alvise Follador, Pároco em São Valentim; Edegar Passaglia, Vigário Paroquial no Bairro Três Vendas, Erechim; Jóssi Golembiewski, Pároco em Gaurama; Gilson Samuel, Pároco da Paróquia São Pedro, Erechim.

Na homilia, Pe. Clair ressaltou a figura de Maria, Mãe de Cristo e da Igreja, concebida sem pecado conforme a solenidade do dia, sua disponibilidade ao chamado de Deus; a importância do curso para os concluintes, grande meio para aprimorar sua formação, o melhor investimento em sua vida.

Pronunciamentos e entrega do certificado de conclusão do curso

No final da celebração, Pe. Jair Carlesso coordenou a sessão de pronunciamentos e entrega do certificado de conclusão aos cursistas. Recordou alguns dados da história e natureza da Itepa Faculdades. Foi criada em 1982 pelas Dioceses de Passo Fundo, Erechim, Frederico Westphalen e Vacaria com o curso de teologia para formação de padres e também outros cursos de formação de agentes de pastoral. Anos depois, a Diocese de Chapecó, SC, passou a fazer parte da Instituição. Observou que para fazer teologia, segundo um teólogo, é necessário amor ao estudo da fé, senso do mistério e compromisso com o povo.

Convidou o diretor da Itepa Faculdades, Pe. Ivanir, doutor em espiritualidade, para sua manifestação. Ele destacou que o curso de Extensão em Teologia ajudou a amadurecer a fé cristã, a qualificar a ação evangelizadora e a promoção da cidadania. A Teologia, como ciência, contribui grandemente para o desenvolvimento integral das potencialidades humanas. O documento da CNBB, Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo, aponta para a necessidade dos leigos e leigas serem “sujeitos” na Igreja e no Mundo. A qualificação teológica é caminho de fundamental importância para esta finalidade. Afirmou que Jesus conta com os formandos atuando na Igreja-Casa alicerçada nos pilares do Pão, da Palavra, da Caridade e da Missão; conta com a participação na construção de uma nova sociedade, pois apesar dos aspectos positivos, nosso mundo está deformado pela guerra, ganância, ódio, desigualdade social, consumismo… Em nosso mundo, não bastam retoques e ajustamentos, mas – como disse o Papa Francisco – é preciso uma grande aliança espiritual e social, que nasça dos corações e se mova ao redor da fraternidade.

Adriane iniciou lembrando que os concluintes do curso foram indicados por suas respectivas comunidades. Iniciaram as aulas com ânimo e curiosidade em relação ao que seria tratado nelas. Enalteceu a competência dos formadores. Observou que o tempo dos encontros de estudo foram poucos para tanto conteúdo desenvolvido. Expressou agradecimentos a todos os que fizeram acontecer o curso.

Líbera testemunhou que o curso a ajudou a crescer na fé e que foi especial graça de Deus. Manifestou respeito e gratidão aos professores, colegas, colaboradores e familiares.

Pe. Jair passou então a convidar cada concluinte para receber seu certificado entregue pelos padres concelebrantes ou que chegaram para este momento, Paulo Caovila, Pároco da Paróquia Santa Luzia, Bairro Atlântico, e Gladir Giacomel, Vigário paroquial da Catedral.

O Curso de Extensão em Teologia da Itepa Faculdades

O curso teve 37 noites de aulas semanais, às sextas-feiras, no ano passado, de 4 de março a 25 de novembro e 36 neste ano, de 3 de março a 24 de novembro, num total de 73 com 292 horas-aula (h/a) presenciais.

O curso teve as seguintes matérias: Introdução ao Pensamento Teológico (08 h/a); Estudo bíblico I: Antigo Testamento (24 h/a); Estudo bíblico II: Evangelhos Sinóticos (20 h/a); Estudo bíblico III: Evangelho de João (h/a); Estudo bíblico IV: Atos dos Apóstolos e Cartas (16h/a); História da Igreja (12h/a); Eclesiologia (16h/a); Ensino Social da Igreja (12h/a); Escatologia (12h/a); Deus Uno e Trino (08h/a); Graça (16h/a); Direito Canônico (08h/a); Iniciação Cristã e Catequese (08h/a); Liturgia (20 h/a); Mariologia (08 h/a); Sacramentos (20h/a); Teologia da Espiritualidade (16h/a) Organização pastoral (04h/a) Cristologia (08h/a); Temas contemporâneos (TC) (24h/a); Evangelii Gaudium (04h/a); Laudato Si’(04h/a); Amoris Laetitia (04h/a); Sinodalidade (04h/a); Juventudes e evangelização (04h/a)(h/a); Fratelli Tutti (04h/a).

O objetivo geral do curso foi: Oportunizar formação teológico-pastoral a lideranças e pessoas interessadas em vista do amadurecimento da fé cristã, da qualificação da ação evangelizadora e da promoção da cidadania.

O curso de Extensão em Teologia veio de encontro à grande necessidade de formação teológica, bíblica, litúrgica, pastoral… no contexto em que vivemos e cumpre uma importante função socioeducativa e evangelizadora.

Fonte: Itepa Faculdades e Pe. Antonio Valentini Neto – Diocese de Erexim, RS