Com uma Aula-Aberta aconteceu na quinta-feira, 26 de outubro, o encerramento dos Cursos de Extensão online Iniciação à Vida Cristã da Arquidiocese de Passo Fundo em parceria com a Itepa Faculdades. O tema foi “A Iniciação à Vida Cristã e os desafios inclusivos no trabalho com espectro autista”, com assessoria da Psicóloga e Psicopedagoga Daniella Toscani Maciel.
A Coordenadora da Animação Bíblico Catequética da Arquidiocese de Passo Fundo Ir. Silvania Golfetto e a Catequista Giovana Gera acolheram os participantes e conduziram um momento de oração. Em seguida, o Arcebispo Dom Rodolfo Luís Weber fez a saudação e o Diretor da Itepa Faculdades, Pe. Ivanir Antonio Rampon agradeceu às pessoas que coordenaram, assessoraram e participaram das aulas do curso de IVC, dizendo que, provavelmente, teremos novas turmas no próximo ano.
A Assessora Daniella explicou que assim como o espectro da cor é uma decomposição da cor branca, o do autismo também passa por uma grande variedade de sintomas. Ela disse que os principais sintomas do autismo estão ligados com à comunicação social, interesses restritivos e padrões repetitivos. Possuem dificuldade de adivinhar regras sociais não ditas… às vezes parecem não dar importância para o que o outro está falando ou fazendo, ou se envolvem demais, de maneira que não entendem sinais sociais de que aquela conversa está encerrada ou já foi suficiente para os outros. A Assessora deu algumas dicas para ajudar os catequizados com espectro autista como organizar um cronograma do encontro de Catequese. Porém, não existe fórmulas, mas pode-se aprender caminhos de como evangelizar estes catequizados. Não é um caminho fácil. O que se pode fazer? Rezar, não ter medo da criança, não ter medo do diferente. Ajudar para que os catequizados saiam da zona do conforto/da rotina e por isso, a catequista deve oferecer segurança criando vínculo.
No final da Aula, o Pe. Cassiano Pértile, da Coordenação da Animação Bíblico Catequética, destacou três palavras: empatia, amor e sensibilidade.