Itepa Faculdades realiza estudo sobre a devoção à Nossa Senhora Aparecida durante a visita da Imagem à comunidade acadêmica

A Comunidade Acadêmica da Itepa Faculdades recebeu a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira da Arquidiocese de Passo Fundo, nesta terça-feira, 19 de setembro. Após a acolhida da Imagem, houve um estudo sobre a devoção à Nossa Senhora Aparecida e a recitação do Terço.

O estudo foi conduzido pelo Prof. Pe. Ivanir Antonio Rodighero, um dos autores do livro “Nos passos de Maria: Reflexões sobre as Romarias Marianas”. De início, Pe. Ivanir contextualizou o que estava acontecendo no Brasil em torno do ano de 1717: fim do ciclo do açúcar, início do ciclo do ouro, escravidão, guerra dos emboabas e escassez de peixe no Rio Paraíba. Em seguida, narrou a história da aparição da Imagem e os cuidados que recebeu de Silvana da Rocha Alves. Comentou sobre os milagres e alguns ensinamentos como: a Mãe provê alimento, suscita segurança, fortifica os escravos, faz renascer a esperança e fortalece no caminho de Jesus. Por fim, fez acenos sobre a devoção mariana na região de Passo Fundo trazida pelos tropeiros e a criação da capela de Nossa Senhora da Conceição Bem Aparecida, da Catedral, do Seminário e do Santuário Nossa Senhora Aparecida. Finalizou fazendo uma meditação sobre a Homilia proferida pelo Papa Francisco, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, por ocasião de sua visita ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

A Terço foi conduzido pelo Setor Religioso do Daitepa e em cada dezena rezou-se por uma vocação específica: ministérios ordenados, matrimoniais, religiosas, laicais e catequistas. A Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida este ano está visitando a Área Pastoral de Passo Fundo. Segundo o Diretor da Itepa Faculdades, Pe. Ivanir Antonio Rampon, recebemos a Imagem com ternura filial agradecendo a presença de Maria em nossa vida; recordando que a religiosidade popular mariana é uma fonte da nossa espiritualidade do seguimento a Jesus Cristo; pedindo que a Mãe de Jesus interceda pela nossa comunidade acadêmica: professores, estudantes e funcionários; para que, professores e estudantes, possamos fazer teologia com ternura inspirando-se na ternura Daquele que se fez carne e veio habitar entre nós, contando com o “sim” de Maria.