Partilha dos Grupos de Pesquisa e Comunicações

Uma partilha dos projetos de pesquisas ancorados na Itepa Faculdades, bem como comunicações marcaram a segunda manhã do II Seminário Nacional de Teologia da Itepa Faculdades.

O Prof. Pe. Elcio Alcione Cordeiro apresentou uma reflexão sobre o papel da pesquisa num projeto formativo e coordenou o momento da partilha realizada pelos grupos: 1) Metodologia Histórica Evangelizadora; 2) Espiritualidade e Estudos Re-Vivendo Dom Helder Camara; 3) Comunidade de comunidades: uma nova paróquia; 4) Estudo em Teologia, Educação e Política sobre a Economia de Francisco e Clara; 5) Teologia e Negritude.

Segundo o Pe. Ari Antonio dos Reis, em 2003 surgiu o Grupo de Pesquisa Negritude, Sociedade e Educação. Em 2016 foi renomeado com o nome Teologia e Negritude já integrado à Itepa Faculdades e contando com membros de diferentes áreas de atuação social. No II Seminário Nacional de Teologia, as participantes do grupo Francisca Isabel da Silva Bueno e Ana Maria Prates discorreram sobre a pesquisa que estão desenvolvendo como parte de suas dissertações de mestrado e doutorado, ambas ligada a educação como caminho de enfrentamento e superação do racismo. A pesquisa de ambas nasceu a partir das inquietações pessoais e como proposta de reflexão a partir dos debates que o grupo vem desenvolvendo ao longo dos anos.

As partilhas dos grupos de pesquisa podem ser vistas no canal do youtube da Itepa Faculdades.

Comunicações

Na segunda parte da manhã, sob a coordenação geral dos professores Regiano Bregalda e Pe. Elisandro Guindani, em quatro salas, aconteceram as Comunicações deste II Seminário Nacional de Teologia Pastoral. O tema das Salas 1  e 2 foi “A metodologia participativa sinodal na realização de práticas pastorais”. Na Sala 1 teve cinco comunicações que dialogaram entre si procurando caminhos para a evangelização, especialmente sobre a importância da catequese de inspiração catecumenal, através da Iniciação à Vida Cristã. Este processo iniciático é iluminado pela Palavra de Deus, como fonte de misericórdia. Todos os batizados são convidados a agir na Igreja e na sociedade, como fruto de um processo de maturação eclesiológica e social, buscando uma evangelização decididamente missionária. Para tanto, é essencial que todos ouçam o Espírito Santo e a Palavra, o crivo da ação pastoral, que impulsionará todo agente para a escuta e o diálogo.

Na Sala 2, foram realizadas cinco comunicações que abordaram as temáticas “Repensar a teologia cristã católica”, “Em que consiste a alegria do Evangelho segundo o Papa Francisco; “Por uma economia ‘realmada’”; “Elli Benincá: evangelizador com ‘texto’ e ‘contexto’”; e, “A experiência ideal do dízimo, as interpretações distorcidas e o processo evangelizador”.

A temática da Sala 3 foi “Biografias referenciais de práticas pastorais participativas sinodais”. Foram apresentados primeiramente três textos sobre Dom Helder Camara, relatando sobre o seu legado, a sua espiritualidade e sua prática pastoral: o primeiro deles trouxe algumas reflexões sobre o tema da vocação, esclarecendo a importância de ter uma causa para orientar a vida; o segundo procurou estabelecer uma relação entre a vivência espiritual de Dom Helder e de São Francisco de Assis; o terceiro apresentou uma reflexão sobre a vivência espiritual de Dom Helder a partir do VI capítulo do livro “O caminho espiritual de Dom Helder Câmara”, do Prof. Pe. Ivanir Antonio Rampon. Também foi apresentado um texto sobre Dom Oscar Romero e sua militância até o martírio em favor do povo de El Salvador. O último texto abordou a atuação pastoral de Dom Pedro Casaldáliga junto a Prelazia de São Félix do Araguaia defendendo os posseiros, os peões e as pessoas ameaçadas pelos fazendeiros da região onde havia muita luta pela partilha da terra. Foi muito interessante conhecer um pouco mais da vivência destas pessoas que lutaram em defesa dos pobres buscando construir o Reino de Deus.

A temática da Sala 4 foi sobre “A metodologia histórica evangelizadora e a inclusão sócio-eclesial plena”. Os assuntos refletidos foram sobre a dimensão formativa dos seminaristas; a inclusão e respeito das pessoas na sua singularidade e diversidade na caminhada eclesiológica; a dimensão do real e virtual na ação pastoral, a economia a partir de uma proposta de um novo humanismo integral e algumas partilhas de experiências de atividades pastorais.