II Seminário Nacional de Teologia Pastoral: lançamento do livro “Fora dos pobres não há salvação” e Conferência sobre a Participação, com Prof. Geraldo de Mori

A Itepa Faculdades realizou, na noite de 21 de agosto, o lançamento do livro “Fora dos pobres não há salvação: Tópico fundamental de soteriologia cristã em Jon Sobrino”. O livro é um dos resultados do doutorado do professor Pe. Rogério Luiz Zanini. De início, o Diretor da Itepa Faculdades, Pe. Ivanir Antonio Rampon, explanou sobre o tema e a sua relação com o currículo acadêmico do Prof. Pe. Rogério. Em seguida, o orientador da tese o Prof. Pe. Érico Hammes comentou sobre o surgimento do axioma “Fora dos pobres não há salvação” e o “lugar” deste axioma no projeto soteriológico.

Prosseguiu-se, então com a Conferência “A participação a partir do Concílio Vaticano II e a tradição Latino-Americana e as tensões eclesiológicas”, ministrada pelo Pe. Geraldo Luiz De Mori, professor no Departamento de Teologia da Faculdade Jesuítica de Filosofia e Teologia – FAJE – de Belo Horizonte. Tomando como marco de sua reflexão a Revolução Francesa e a independência das colônias norte-americanas, que inauguraram a nova organização dos estados modernos nos quais a burguesia passou a ter grande protagonismo, Pe. Geraldo mostrou que neste contexto, o sistema capitalista foi ganhando seus primeiros contornos, dando origem as classes trabalhadoras. Imersa neste contexto e postando-se como aliada dos marginalizados num mundo que viu surgir o Concílio, a Igreja redesenhou sua forma de atuação pastoral. Desde o movimento da Ação Católica que instaurou o método do ver, julgar e agir, o protagonismo metodológico eclesial se fortaleceu com a Conferência do Episcopado Latino-americano, realizada em Medellin a partir da definição das seis linhas de ação pastoral. 1. Unidade visível da Igreja; 2. Ação missionária; 3. Ação catequética, aprofundamento doutrinal e reflexão teológica; 4. Ação litúrgica; 5. Ação ecumênica; 6. Construção de um mundo segundo os desígnios de Deus. Aprofundou, então, a compreensão sobre o método ver, julgar e agir, amalgamando as bases da Teologia da Libertação, regadas pelos apelos para a participação, dando origem às Comunidades Eclesiais de Base – Cebs. Segundo a Prof. Selina Dal Moro “a reflexão do Pe. Geraldo se estendeu pelos caminhos que levavam à noite. Não é possível no espaço dado a esta notícia percorrer todo o itinerário feito ao lado do Pe. Geraldo. Apenas se quer resgatar a reflexão sobre o caminho sinodal, indicado por ele que é o único que pode assegurar o que é típico da Igreja: sua catolicidade que hoje desabrocha a luz do magistério do Papa Francisco”.

O II Seminário Nacional de Teologia é promovido pelo Conselho Diretor da Itepa Faculdades, sob a responsabilidades dos professores Selina Maria Dal Moro e Elisandro Guindani e os acadêmicos do 3º ano de Teologia do componente curricular Metodologia e Prática Pastoral, tendo o apoio do (Arqui)Dioceses de Passo Fundo, Lages, Chapecó, Palmas-Francisco Beltrão, Frederico Westphalen, Erexim e Vacaria e do Diretório Acadêmico Daitepa. Os momentos de oração são organizados pelo Setor Religioso do Daitepa. A Equipe Técnica da Itepa Faculdades está dando o suporte para a boa realização do Seminário.

O evento pode ser visto no canal do youtube da Itepa Faculdades.

Veja também:

II Seminário Nacional de Teologia Pastoral: amalgamar e cimentar a Metodologia Participativa Sinodal. Abertura e Painel