Fora dos pobres não há salvação….

Olá povo de Deus! Com alegria compartilhamos nossa tese que ganhou formato de livro publicado pela editora paulinas. A obra “fora dos pobres não há salvação” que  tem como suporte o pensamento de Jon Sobrino é fruto da pesquisa de doutorado realizada na PUC/RS 2020. Com o auxílio de muitas orações e mãos generosas foi possível desenvolver esta pesquisa sobre a problemática dos pobres na ótica cristã. O mundo insiste em dizer que “fora do sistema não tem salvação”, e a fé contrapondo, radicalmente esta perspectiva, afirma que os pobres são a carne de Cristo.

A partir da tradição cristã, dos fundamentos bíblico-teológicos e do magistério da Igreja, particularmente com o Papa Francisco, não se pode compreender a salvação cristã desvinculada dos pobres e marginalizados. De acordo com o Papa Francisco: “no coração de Deus, ocupam lugar preferencial os pobres, tanto que até Ele mesmo ‘Se fez pobre’ (2 Cor 8,9). Todo o caminho da nossa redenção está assinalado pelos pobres” (EG 197).

O impulso conciliar de retorno às fontes e de inserção na realidade presente levou a América Latina a sair ao encontro dos pobres, tocando neles a carne do Jesus sofredor. O estudo que vem a público recolhe e sistematiza o pensamento de Sobrino não somente em sua originalidade metodológica, mas também em sua dimensão mais radical: a salvação. Os pobres anônimos e estranhos nos julgam perante Deus. A prática da justiça nos salva.

Sou grato e deixo registrado a estima por tantos que se compadecem e apostam na ousadia teológica de refletir e buscar dar voz e dignidade salvíficas aos pobres que tanto sofrem a crucificação.

Deixo como aperitivo e provocação para a leitura deste livro as palavras do professor orientador Érico Hammes e do irmão de muitos Luiz Carlos Susin.

“… ainda hoje persiste o escândalo diante do Messias fragilizado e sem poder, abandonado e descartado na pessoa dos pobres. É justamente esse escândalo que dificulta reconhecer a salvação vinculada aos pobres por Jesus Cristo” (prefácio, Hammes, p. 9).

“A condescendência inverte, com a alegria do povo humilde descrita por Lucas, o axioma de Sobrino em bem-aventurada positividade: com os pobres há salvação” (posfácio, Susin, p. 350).

Oxalá que este livro seja estímulo para lutar sempre em vista do reinado de Deus, no qual os pobres sejam os primeiros reconhecidos e amados por revelar a imagem do criador.

Pe. Rogério L. Zanini

Professor da Itepa Faculdades